Saberes Relativos ao tema Solos de Educadores da Educação Básica do Planalto Serrano de SC
Este trabalho tem o objetivo de investigar o saber sobre solo, de profissionais docentes da Educação Básica do Planalto Serrano de Santa Catarina, além de analisar os documentos que norteiam a construção do currículo educacional, sendo eles Base nacional Comum Curricular, Proposta Curricular de Santa Catarina e Currículo Base do Território Catarinense. Nestes, foi observado quais assuntos sobre solos eles trazem. A análise dos documentos educacionais foi feita através da análise categórica de conteúdos, e as categorias foram elaboradas, utilizando temas relacionados a solo, através desta análise foi possível observar que, os documentos preveem o ensino de solos, com ênfase no uso, manejo e conservação dos solos, assim como as relações que o ser humano estabelece com ele. Quanto a análise do saber dos professores, foram selecionadas aleatoriamente, oito escolas da rede estadual de educação, atendidas pela Coordenadoria Regional de Educação. Nelas, foram aplicados questionários online, através da plataforma google forms, com os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os Pedagogos, totalizando cinco profissionais de cada escola, um de cada Ano, também participaram da pesquisa os professores de Ciências e Geografia dos Anos Finais do Ensino Médio, totalizado dois professores, para cada escola, nesta etapa do ensino, e por fim, os professores de Ensino Médio, convidados a participar da pesquisa foram Biologia, Química, Física, Geografia, Filosofia e Sociologia, totalizando seis profissionais, para esta etapa, em cada escola. Ao todo, a pesquisa previa a participação de 117 profissionais, entretanto apenas 24 responderam ao questionário. Estes foram divididos em três etapas, a primeira correspondia ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em concordância com ele, prosseguia-se a pesquisa, a segunda etapa estava relacionada com a caracterização profissional destes professores e a terceira, consistia em uma pergunta aberta, na qual, buscou-se compreender quais saberes sobre solos faziam sentido para eles. A análise dos dados da segunda etapa, foi realizada através de estatística descritiva e, os dados dos questionários abertos, foram analisados através da análise categórica de conteúdo, indicadores lexicais e análise de correlação. Dos resultados, foi observado certo conhecimento sobre solo, que foi consolidado na infância com a família, no espaço escolar, no curso de formação inicial, formações complementares e até mesmo na prática docente, ainda foi possível observar que estes profissionais possuem noções e consciência, quanto a preservação, conservação, ou seja, dos cuidados que o solo necessita, assim como, sua importância para o desenvolvimento de plantas, para os animais, bem-estar humano e segurança alimentar. Quanto aos seus anseios futuros, destaca-se aprender sobre os solos da região e formas de manejar e cultivar, o solo de forma sustentável.
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090 Conta Dinheiro, Lages / SC CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.