1) Ecologia de Espécies Florestais e Ecossistemas Associados: visa caracterizar os padrões florísticos, estruturais e de diversidade em ecossistemas florestais. Realizar estudos etnobotânicos e etnoecológicos. Avaliar a ecologia de comunidade e populações de espécies animais. Manejo da fauna silvestre. Estudos de genética de populações de espécies arbóreas. Estudos na área de ecologia da conservação. Estudos sobre recuperação de ecossistemas florestais degradados. Estudos na área de invasão e contaminação biológica em ecossistemas florestais naturais. Análise e monitoramento da qualidade da água em Bacias Hidrográficas. Mapeamento da cobertura do solo e de recursos hídricos com uso de GIS (Geographic Information System) e Sensoriamento Remoto. Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão de Recursos Naturais.
2) Silvicultura e Manejo Florestal: visa estudos nas áreas de silvicultura, produção e tecnologia de sementes florestais, viveiros florestais e fisiologia florestal. Estudos do crescimento das espécies florestais, análise, prognose e ordenamento da produção, análise da dinâmica e estrutura de florestas nativas, manejo de nativas e exóticas, classificação de sítios florestais, legislação e políticas florestais, administração florestal, uso de geoprocessamento e inteligência artificial no ordenamento da produção florestal. Mecanização, Colheita e Transporte Florestal. Silvicultura de Precisão. Certificação florestal e políticas de responsabilidade social, análise de conflitos socioambientais e de controvérsias técnicas, estudos relacionados à extensão florestal e comunidades afetadas por empreendimentos florestais.
3) Tecnologia e Gestão de Recursos Florestais: visa projetos relacionados à qualificação e quantificação da matéria-prima madeira e produtos florestais, em seus aspectos anatômicos, físicos, mecânicos e químicos, para a aplicação na indústria de transformação e na construção civil. Na pesquisa relativa a técnicas e equipamentos envolvidos nos processos da indústria de base florestal, de forma a melhor a eficiência e rendimento. Determinação da Qualidade da Madeira e dos processos para diferentes usos industriais. Biomassa florestal para a geração de energia. Desenvolvimento de tecnologia e produtos de madeira na construção. Visa também avaliar as melhores técnicas de gestão dos recursos florestais (floresta e indústria), com o objetivo de atingir a sustentabilidade dos negócios.
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090 Conta Dinheiro, Lages / SC CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.