Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/06/2024-14h53

Neab Udesc apresentará sete trabalhos durante congresso internacional no RJ

Estudos serão apresentados no Colóquio Raça e Interseccionalidades - Foto por: Arte: Divulgação
Pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentarão sete trabalhos na 5ª edição do Colóquio Raça e Interseccionalidades, realizado em parceria com o 1º Congresso Internacional Afrolatino Caribenho (Cinalc). Os dois eventos ocorrem simultaneamente nesta semana, entre 25 e 28 de junho, no Rio de Janeiro.

Os estudos trazem resultados de pesquisas e ações extensionistas desenvolvidas pela Udesc, com parcerias nacionais e internacionais (veja a lista abaixo). Os trabalhos são de autoria de pesquisadoras e de estudantes bolsistas vinculados a cinco centros de ensino da universidade (Cead, Ceart, Cefid, Ceres e Faed).

Criado em 2003, o Neab Udesc visa auxiliar a produção e a disseminação do conhecimento e o desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana e indígena.

O núcleo é coordenado pela técnica Maria Helena Tomaz, do Centro de Educação a Distância (Cead), que também coordena o programa de extensão permanente Memorial Antonieta de Barros, braço extensionista do Neab.

Trabalhos do Neab aprovados nos eventos

  • "Quem pode falar: mulheres, territórios, redes curriculares e emancipações quilombolas". Pesquisadora Maria Helena Tomaz, secretária de Pós-Graduação da Udesc Cead, coordenadora do Neab e presidente da Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades da Udesc (Caap) da Udesc.
  • "Retomada de patrimônios culturais: memórias ancestrais, trajetórias e resistências negras e indígenas". Acadêmico Estevão Lucas Pereira Borges da Silva, do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, bolsista do projeto de cultura Caminhando com Julia Chrispina do Nascimento.
  • "Caminhando com Júlia Chrispina do Nascimento: patrimônio cultural, memórias e ancestralidades". Acadêmica Hayane Rafael Martins, do Bacharelado em Moda da Udesc Ceart, bolsista do projeto de cultura Caminhando com Antonieta de Barros.
  • "Projeto tecendo conhecimento nas redes: práticas antirracistas". Acadêmica Kamyla do Rocio Conegundes, do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, bolsista de Extensão do programa permanente de extensão Memorial Antonieta de Barros.
  • "Redes de políticas públicas em debate: campanhas de erradicação do racismo no ensino superior na América Latina". Acadêmico Marcos Felipe Rodrigues dos Santos, da Licenciatura em Educação Física da Udesc Cefid, bolsista do programa Memorial Antonieta de Barros. 
  • "Projeto Observatório de Educação da Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina: experiências, currículos e tensionamentos". Acadêmica Karen Christine Ferreira Santos, do Bacharelado em Moda da Udesc Ceart, bolsista do programa Memorial Antonieta de Barros.
  • "A invisibilidade da perspectiva interseccional nas linhas de pesquisa do PPGE da Udesc". Pesquisadora Graziela Cristina Gonçalves, mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Udesc Faed.

Intelectualidade negra

"Ocupar esse lugar de intelectualidade negra com estudantes e pesquisadoras associadas é uma das etapas de um trabalho sério e institucional", destaca Maria Helena.

"O Neab fortalece a consolidação das ações afirmativas na Udesc desde a primeira iniciativa da universidade, em 2002, com a turma '40 Antonietas', e com a aprovação do Programa de Ações Afirmativas em 2011."

Ela ressalta a parceria, nesse processo, com professor Delton Aparecido Felipe, que atua como consultor junto à Caap da Udesc.

Ingresso e permanência

"Garantir o ingresso e a permanência de estudantes negros e negras nas universidades significa não apenas democratizar o ensino superior no país, mas é, sobretudo, um compromisso com a justiça social e com a agenda da igualdade racial no Brasil, afirma Delton Felipe.

Com o tema “Discursos, Memórias Negras e Esperança na América Latina e no Caribe”, os eventos são organizados pela Associação de Investigadores/as Afrolatinoamericanos/as e do Caribe (Ainalc), com atividades na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj) e no Sesc Rio.

São seis áreas temáticas para apresentação de trabalhos:

  • Fala: Lingüística Aplicada, Estudos da Fala, Literatura, Artes e Cultura
  • Memórias Negras: Ancestralidade, Religiosidade, Raça, Racismo, Branquitude, Herança, História e muito mais.
  • Educação: Formação de Professores, Antirracismo, Etnoeducação e muito mais.
  • Saúde: Saúde Mental, Violência Obstétrica e Racismo.
  • Democracia e Incidência Política: Políticas Públicas, Movimento Negro, Direito e Justiça.
  • Gênero e Sexualidade: Masculinidades, Feminismo Negro e Diversidades Sexuais. 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site, no Instagram e no YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudos serão apresentados no Colóquio Raça e Interseccionalidades
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h