Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Agroveterinárias

Notícia

25/11/2024-20h59

Galeria da Alesc recebe mostra do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc

Mostra tem obras de três estudantes da Udesc Ceart ligadas ao Neab - Fotos: Vicente Schmitt/Agência AL
Até a próxima sexta-feira, 29, a Galeria Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), recebe a exposição "Confluências Artísticas e Estéticas com o Neab". A entrada é gratuita e aberta ao público.

A mostra apresenta obras de três alunas que integram o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); e faz parte das celebrações do Mês da Consciência Negra.

A exposição inclui fotografias, desenhos e vestimentas criadas pelas três estudantes, que são vinculadas a cursos do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), em Florianópolis.

A cerimônia de abertura da mostra ocorreu nesta segunda-feira, 25. Confira a galeria de fotos produzidas por Vicente Schmitt, da Agência AL.

Autoras

A estudante de Moda Karen Christine Ferreira traz fotografias com um olhar voltado às lutas das comunidades negras.

Letícia Couto, que é acadêmica de Artes Visuais, desenhou traços e cores que retratam mulheres negras em suas telas.

E Maria Eduarda Corrêa, que é egressa da graduação e mestranda em Moda, criou vestimentas usando tecidos e acessórios que narram identidades e tradições afro-brasileiras.

Luta antirracista

Com curadoria do Neab, as obras apresentadas "reafirmam o compromisso com a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer) e com a luta antirracista, promovendo igualdade e valorização da diversidade étnico-racial em Santa Catarina".

A coordenadora do núcleo, Maria Helena Tomaz, do Centro de Educação a Distância (Cead), destaca que a exposição visa "disseminar os conhecimentos relativos à educação das relações étnico-raciais, ações afirmativas e luta antirracista que passam também pela cultura, pela história, pelo resgate de toda essa historiografia da população negra de Santa Catarina e do Brasil”.

A exposição tem a companhia do ideograma africano Sankofa, um símbolo Adinkra que significa “voltar ao passado para construir o futuro”. Representando ancestralidade, conhecimento e reconhecimento da identidade de um povo, o Sankofa fazia parte da cultura dos escravizados africanos trazidos de Gana, Togo e Burquina Fasso para o Brasil no período colonial.

A mostra tem apoio do Núcleo Negro Professora Jeruse Romão, do mandato do deputado Marquito, que destacou a importância desse tipo de manifestação artística. 

Sobre o Neab

Criado formalmente em 2003, o Neab da Udesc tem como finalidade auxiliar a universidade na produção e na disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, promoção de igualdade e valorização das populações e origem africana e indígena.

Mais informações podem ser obtidas no site e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead*
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454 
*Com informações da Agência AL
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mostra tem obras de três estudantes da Udesc Ceart ligadas ao Neab
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.