Projeto financiado pelo Programa de Apoio a Infraestrutura para Grupos de Pesquisa da UDESC. Termos de outorga 2021TR882 e 2023TR000246.
Desenvolvimento de SBA a partir do Ensino de ER em Ambientes Imersivos com RV e do Reuso de Blocos de Construção de Software
Simulações computacionais têm sido utilizadas para estudar fenômenos, de modo controlado e com baixo risco e custo. Um paradigma de simulação computacional que tem se destacado é o de simulações baseadas em agentes. Em uma simulação baseada em agentes, a dinâmica do sistema é observada a partir das ações e interações entre os indivíduos (agentes) durante a execução da simulação. Desta forma, é possível incorporar explicitamente o comportamento único de cada indivíduo e as interações que existem entre eles. Este paradigma tem sido usado para simular fenômenos em diversas áreas, destacando-se recentemente o seu uso para estudar e predizer os efeitos da propagação do vírus causador da epidemia de Covid-19. Para desenvolver uma simulação baseada em agentes é necessário identificar e implementar todos os aspectos envolvidos com o fenômeno em estudo. Isto contempla uma atividade de elicitação de requisitos, na qual o Engenheiro de Software busca compreender o problema e identificar os requisitos da solução desse problema através da interação com os interessados na simulação. Dificuldades tem sido observadas para realizar a elicitação de requisitos por conta da complexidade do processo e da limitada experiência prática vivenciada pelo Engenheiro de Software durante sua formação acadêmica. Além disto, outra dificuldade no desenvolvimento de simulações baseadas em agentes é a ausência de ferramentas de desenvolvimento que permitam o pronto reuso de aspectos frequentemente presentes nas simulações. Com as ferramentas existentes, frequentemente o Engenheiro de Software implementa estes aspectos “do zero'', tornando o desenvolvimento da simulação custoso e demorado. O objetivo deste projeto é aprimorar o desenvolvimento de softwares de simulação baseada em agentes a partir: (i) do aperfeiçoamento das competências de elicitação de requisitos por meio de um ambiente de realidade virtual para o ensino da Engenharia de Requisitos; e (ii) do provimento de ferramentas de desenvolvimento que abstraiam os aspectos frequentemente utilizados em simulações em forma de blocos de construção prontos para reuso.
Downloads:
Windows 64 bits:Aqui 46.8MB [Atualizado em 11/08/2023] - Descompactar o arquivo e executar Back Into The Promotion. Para mover a visão, mantenha a tecla ALT pressionada enquanto movimenta o MOUSE.
Android: Movimentação baseada em trilho: Aqui 59.5 MB [Atualizado em 11/08/2023]. Aceite confiar em fontes inseguras.
Android: Movimentação com teleporte: Aqui 49 MB [Atualizado em 28/08/2024]. Aceite confiar em fontes inseguras.
DEBACHER, Nícolas M.; KUSTER, Luis F.; SANTOS, Ana F. C. dos; VAHLDICK, Adilson; SANTOS, Fernando. Back to the Promotion - EvacSIM: a Serious Game to Practice Requirements Elicitation on an Agent-based Simulation. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 20. , 2023, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 169-183. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2023.233872.
Equipe de Desenvolvimento:
Professores: Adilson Vahldick, Fernando dos Santos e Marcelo de Souza
Bolsistas de IC: João H. de Carvalho e Pedro Rodrigues Dourado
Ex-bolsistas: Matheus B. Mascarenhas e Nicolas M. Debacher
Demonstração
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento: 07h30 às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.