Histórico da Udesc
Em 1965, o Decreto Estadual nº 2.802, de 20 de maio, cria a Udesc, na época chamada Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Os marcos iniciais são considerados a então Faculdade de Educação (Faed), criada em 1963, e a então Escola Superior da Administração e Gerência (Esag), fundada em 1964, ambas em Florianópolis. Juntam-se a essas unidades a antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), criada ainda em 1956.
Em 1973, o Decreto Federal nº 71.811, de 6 de fevereiro, autoriza a criação Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve), em Lages, no Planalto Serrano. No mesmo ano, o Decreto Federal nº 71.810, de 6 de fevereiro, autoriza a criação da Escola Superior de Educação Física (Esef), em Florianópolis, hoje conhecida como Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).
Em 1972, a Udesc passou a oferecer Cursos Complementares para professores e, em 1974, lançou vagas no primeiro Vestibular para o Curso de Educação Artística. Na ocasião, o curso oferecia um Núcleo Comum (com a duração de três semestres) e Habilitações (mais três semestres) em Música, Artes Plásticas e Desenho.
Em 1979, a Udesc inaugura o campus universitário Professor Avelino Marcante, onde hoje se localiza o Centro de Ciências Tecnológicas, em Joinville.
Também em 1979, a Udesc Esag se muda da Rua Visconde de Ouro Preto, no Centro de Florianópolis, para o Bairro Itacorubi. Posteriormente, a Reitoria da Udesc também é transferida para o local, onde hoje funciona o maior prédio da universidade no Estado. Em 1980, por meio da Portaria nº 262, é criado o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.
Em 1985, a Udesc cria a habilitação em Artes Cênicas e possibilita a formação do Centro de Artes (Ceart).
Em 1990, a Udesc é desvinculada da Fundação Educacional de Santa Catarina (Fesc) e reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação (MEC). A Udesc ganha autonomia por meio da criação da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, torna-se 100% pública e passa a ofertar ensino totalmente gratuito.
Em 2000, a Udesc passa a oferecer o curso de Pedagogia na modalidade a distância, implantado um ano antes. Em 2002, são criados o Centro de Educação a Distância (Cead) e Centro Educacional do Oeste (CEO).
Em 2006, são criados os centros de ensino em São Bento do Sul (Ceplan) e do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama. No mesmo ano, a Udesc implantou o centro de ensino de Laguna (Ceres). E em 2010 foi criado o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú.
Em 2013, a universidade é avaliada pelo MEC como a quarta melhor estadual do País e a melhor de Santa Catarina em relação aos cursos de graduação. Hoje, a instituição, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, dispõe de uma estrutura multicampi, com 12 unidades distribuidas em nove cidades catarinenses, além de 28 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).
Conheça mais detalhes da história da universidade na Revista Udesc 50 anos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.