O Serviço Social da SAE/UDESC tem um papel importante na defesa dos Direitos Humanos, Igualdade e a Justiça Social da comunidade universitária, compreendendo discentes, na promoção e viabilização dos direitos humanos e sociais, através das políticas públicas ofertadas pela Universidade. A atuação profissional está pautada no código de ética profissional.
A atuação é desenvolvida na perspectiva do fortalecimento das esferas da proteção e do acolhimento, através da construção individual e coletiva das redes de apoio e do fortalecimento de potencialidades, valorizando e considerando o conhecimento, experiência e realidade dos discentes envolvidos, visando o acolhimento, interação e a inclusão social para a permanência no curso escolhido.
O atendimento é realizado considerando demandas espontâneas (que dispensam agendamento) e com agendamento em situações em que seja necessário realizar entrevistas, solicitação e conferência de documentos para efetivação dos direitos e acesso às políticas de assitência estudantil da UDESC, programas e outros, com objetivo de acolhimento, escuta qualificada, visando a permanência estudantil, conclusão do curso e a inserção ao mercado de trabalho na área de formação.
Compõe equipes multiprofissionais e interdisciplinares, trabalhando conjuntamente a outros setores da reitoria e centros de ensino da Universidade.
Dessa forma, o Serviço Social objetiva trabalhar na garantia da permanência estudantil no processo de formação de estudantes. Atende pessoas em conflitos familiares, conflitos internos na instituição, desemprego, violência doméstica e demais opressões, questões de gênero, saúde mental, necessidade educativas especiais, bolsas e auxílios oferecidos pela UDESC.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.