Palestra com docente da UWC será realizada no
Plenarinho da Reitoria, na Capital - Arte: Div.
Na próxima sexta-feira, 17, às 10h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza uma palestra com o pesquisador sul-africano Abdulrazak Karriem, da
Universidade do Cabo Ocidental (UWC, do inglês University of Western Cape), sobre o tema "A Apartheid e a segregação social na África do Sul: do passado ao presente".
Gratuita e aberta ao público, a apresentação ocorrerá no Plenarinho da Reitoria, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
O evento integra as comemorações pelos 20 anos do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e tem parceria da
Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidade (SAE), e da
Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Udesc.
A palestra será mediada pelo pesquisador Marcos Rodrigues da Silva, que faz parte do Neab Udesc e é pós-doutor em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Visitas aos centros
Abdulrazak Karriem também participa de visitas às unidades da Udesc: na segunda, 13, o pesquisador esteve no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis; e, nesta terça-feira, 14, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.
O docente visitará ainda o Centro de Educação a Distância (Cead) e será recebido no Gabinete do Reitor.
A vinda do professor estrangeiro à Udesc é resultado da missão técnica à África do Sul realizada por uma comitiva da Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em agosto e setembro, com participação da universidade estadual.
Conforme o pró-reitor Alfredo Balduíno, um dos objetivos das iniciativas é "promover o intercâmbio e a internacionalização a partir também da extensão universitária".
Sobre o Neab
Criado em 2003 e coordenado pela técnica e pesquisadora Maria Helena Tomaz, o Neab da Udesc tem como finalidade auxiliar a universidade na produção e disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, promoção de igualdade e valorização das populações e origem africana e indígena.
A programação pelos 20 anos do núcleo conta com 14 ações ao longo de novembro, que é o mês da Consciência Negra. As atividades incluem palestras, exposições, oficinas, atrações culturais, feiras e cine debate, dentre outras iniciativas.
Mais informações podem ser obtidas no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009