Evento terá apresentação sobre o Neab da Udesc, que
completou 20 anos em 2023 - Arte: Divulgação
Na próxima segunda-feira, 4, às 8h30, o
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove a roda de conversa “Conhecendo os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros de Santa Catarina e construindo a visibilidade da Cultura Negra”.
A iniciativa é da disciplina Estudos Avançados do Lazer, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, ministrada pela professora Alcyane Marinho, e está senda promovida pelo projeto de extensão Ubuntu Capoeirar, vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), também coordenado por Alcyane.
Segundo a professora, a ação se insere em uma proposta de valorização da cultura afro-brasileira e afro-catarinense na Udesc Cefid. A apresentação sobre o
Neab da Udesc será feita pela professora Andreia Sousa da Silva, pesquisadora do núcleo, que é graduada em Biblioteconomia pela Udesc Faed e mestra e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Neab completa 20 anos
O Neab da Udesc completa 20 anos de existência em 2023, atuando "com a importante finalidade de auxiliar estudantes, pesquisadores e professores na produção e na disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão e no desenvolvimento de políticas de diversidade étnico racial, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana e indígena", destacam as professoras envolvidas.
Com essa finalidade o núcleo da universidade estadual "articula uma série de movimentos, como uma Biblioteca de Referência, cuja missão é disseminar a história e a cultura das populações de origem africana e indígena: dentre elas, o Memorial Antonieta de Barros, o Observatório de Políticas e Ações Afirmativas (Opaas), o Observatório de Educação e Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina (Oberer) e o Grupo de Estudos Africanos e Decolonialidade".
O Neab da Udesc desenvolve também os projetos:
-
Caminhando com Antonieta de Barros: Narrativas de resistências e ancestralidades;
-
Caminhando com Julia Chrispina: propondo outras narrativas sobre a população negra em Santa Catarina;
-
Matripotência: a revolução do cuidado na ilha da magia;
-
Memória e Patrimônio Cultural, voltado à visibilização das culturas indígenas através da produção audiovisual.
Parcerias
O núcleo também atua em parceria com instituições escolares públicas estaduais e de ensino superior, coletivos e instituições sociais na promoção de diversas ações internas e externas.
Responsável pela iniciativa, o projeto Ubuntu Capoeirar desenvolve aulas gratuitas de capoeira angola para adultos e adolescentes no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Conforme Alcyane, essa ação extensionista "tem forte relação com a pesquisa, vislumbrando a capoeira em suas possibilidades lúdicas e emancipatórias, as quais seguem em diálogo estreito com os discursos preconizados pelo Neab".
Outros eventos
Também em setembro, a Udesc Cefid terá outras duas ações relacionadas ao Laplaf: um Cine Cefid no dia 25, às 13h30, com o documentário “Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo”; e a roda de conversa “Diálogos sobre as contribuições das letras das músicas dos racionais”, no dia 27, às 10h, com o pesquisador Joel Nunes da Silva.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
laplaf.cefid@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009