Museu da Escola Catarinense recebeu representantes de 14 Instituições de Ensino Superior
Museu da Escola Catarinense recebeu reunião da Acafe, na
capital. Foto: Heloíse Guesser/Udesc Secom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Museu da Escola Catarinense (Mesc), orgão suplementar superior da universidade, sediou na tarde desta sexta-feira, 5 de junho, a Reunião Itinerante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
Na ocasião, 14 Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema estavam presentes. Na abertura, o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, deu as boas-vindas aos reitores e reitoras presentes. Ele agradeceu a oportunidade de sediar o encontro, que acontece mensalmente de forma itinerante, percorrendo todas as universidades. "É com satisfação que recebemos as IES que, assim como a Udesc, fazem parte da Acafe", ressaltou Fragalli. A coordenadora do Mesc, Cristina Rosa, também teve a opotunidade de cumprimentar os participantes que tiveram a oportunidade de conhecer o espaço.
Na pauta estavam assuntos como as estratégias para as Câmaras Temáticas da Acafe e a Territorrialidade das IES Acafe. A reunião recebeu ainda o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, que recebeu algumas demandas das instituições e trouxe dados da fundação.
"O objetivo das reuniões itinerantes é, justamente, fomentar a intregração e a discussão coletiva de pautas que são comuns às nossas instituições e que perpassam as dimensões acadêmicas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e, também, permite conhecer as diferentes instituições e as especificidades que cada uma delas têm", explica a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, sobre os encontros.
Para o reitor da Udesc, desde o início da sua gestão, a universidade estadual procurou a "reaproximação" à Acafe, especialmente por fazer parte dela desde o inicio de sua fundação. Foi por meio da sugestão da presidente da Acafe, que a Udesc realizou e organizou o encontro do mês de julho. "A Udesc se orgulha muito de receber a Acafe aqui no Museu da Escola Catarinense e de nos sentirmos abraçados por essa instituição e pelas universidades que fazem a compõem. Todos estamos em Santa Catarina, vivemos no mesmo território e fazemos parte desse sistema que está capilarizado em todo o Estado. Temos identidades e diferenças, mas o objetivo desses encontros é procurar as convergências e eliminar problemas que dificultam as vidas das universidades. Foi muito produtivo o dia de hoje, continuaremos apostando nessa aproximação", afirma Fragalli.
Para a professora Luciane Ceretta, além de todas as discussões, conhecer o Mesc foi supreendente : "Estar no Museu da Escola foi fantástico, porque muitos de nós não tínhamos a dimensão desse equipamento cultural para o estado de Santa Catarina e que pode ser, também, usado por nossas demais instituições", acrescenta. "Para nós do Museu foi uma honra recepcionar a reunião e poder mostrar o espaço e um pouco do trabalho desenvolvido no Mesc. Estamos de portas abertas", finaliza a coordenadora Crisitina Rosa.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934