Carlo Krieger tornou-se primeiro embaixador do grão-
ducado no Brasil em março de 2017 - Foto: ASP ICC
Nesta quarta-feira, 18, a partir das 15h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá a visita do embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, na Reitoria, em Florianópolis.
O embaixador participará de duas atividades. A primeira será a reunião institucional com o reitor, Marcus Tomasi, e convidados da Reitoria, que terá apresentação das duas instituições (Udesc e Embaixada de Luxemburgo) e dará início a tratativas de intercâmbio técnico e científico.
A segunda atividade será uma conversa entre o embaixador e cidadãos de Luxemburgo que moram na região da Grande Florianópolis. Esse encontro pretende propiciar mais informações sobre a embaixada, sobre o país e suas possibilidades e expectativas de futuro. Todas as vagas já foram preenchidas.
Krieger é o primeiro embaixador do país no Brasil, tendo sido nomeado em 1º de março de 2017. Com extensa atuação na área diplomática, já ocupou o mesmo cargo na Rússia e na China e foi chefe de missão da embaixada luxemburguesa nos Estados Unidos, Canadá e México.
Além da embaixada brasileira, localizada em Brasília, o corpo diplomático de Luxemburgo conta com um consulado geral, em São Paulo, e outros três honorários, em Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.
O consulado dá suporte para os descendentes de luxemburgueses entrarem com pedidos de processo da cidadania, emissão de passaporte, emissão dos certificados de nacionalidade e/ou descendência, legalização de documentos, assim como outros serviços.
Confira o site oficial.
Descendentes de luxemburgueses
As primeiras famílias oriundas de Luxemburgo chegaram a Santa Catarina no século 19, e estima-se que atualmente haja cerca de três mil descendentes no Estado. A maior parte vive nos municípios de São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Angelina e Santo Amaro da Imperatriz, todos na Grande Florianópolis.
Em 2008, o Grão-Ducado de Luxemburgo flexibilizou a legislação para que descendentes de luxemburgueses ao redor do mundo pudessem adquirir a dupla cidadania. Contudo, a lei sobre a aquisição da cidadania não será renovada e, por isso, a documentação deve estar aprovada até dezembro deste ano.
Mais informações sobre a visita do embaixador na Udesc podem ser obtidas com o organizador do evento, professor Valério Turnes, pelo e-mail
valerio.turnes@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
* Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, a acadêmica Lavínia Beyer Kaucz, sob supervisão e edição do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt