Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/07/2018-15h31

Udesc recebe embaixador de Luxemburgo no Brasil nesta quarta, em Florianópolis

Carlo Krieger tornou-se primeiro embaixador do grão- ducado no Brasil em março de 2017 - Foto: ASP ICC
Nesta quarta-feira, 18, a partir das 15h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá a visita do embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, na Reitoria, em Florianópolis.

O embaixador participará de duas atividades. A primeira será a reunião institucional com o reitor, Marcus Tomasi, e convidados da Reitoria, que terá apresentação das duas instituições (Udesc e Embaixada de Luxemburgo) e dará início a tratativas de intercâmbio técnico e científico. 

A segunda atividade será uma conversa entre o embaixador e cidadãos de Luxemburgo que moram na região da Grande Florianópolis. Esse encontro pretende propiciar mais informações sobre a embaixada, sobre o país e suas possibilidades e expectativas de futuro. Todas as vagas já foram preenchidas. 

Krieger é o primeiro embaixador do país no Brasil, tendo sido nomeado em 1º de março de 2017. Com extensa atuação na área diplomática, já ocupou o mesmo cargo na Rússia e na China e foi chefe de missão da embaixada luxemburguesa nos Estados Unidos, Canadá e México. 

Além da embaixada brasileira, localizada em Brasília, o corpo diplomático de Luxemburgo conta com um consulado geral, em São Paulo, e outros três honorários, em Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. 

O consulado dá suporte para os descendentes de luxemburgueses entrarem com pedidos de processo da cidadania, emissão de passaporte, emissão dos certificados de nacionalidade e/ou descendência, legalização de documentos, assim como outros serviços. Confira o site oficial

Descendentes de luxemburgueses

As primeiras famílias oriundas de Luxemburgo chegaram a Santa Catarina no século 19, e estima-se que atualmente haja cerca de três mil descendentes no Estado. A maior parte vive nos municípios de São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Angelina e Santo Amaro da Imperatriz, todos na Grande Florianópolis.  

Em 2008, o Grão-Ducado de Luxemburgo flexibilizou a legislação para que descendentes de luxemburgueses ao redor do mundo pudessem adquirir a dupla cidadania. Contudo, a lei sobre a aquisição da cidadania não será renovada e, por isso, a documentação deve estar aprovada até dezembro deste ano.   

Mais informações sobre a visita do embaixador na Udesc podem ser obtidas com o organizador do evento, professor Valério Turnes, pelo e-mail valerio.turnes@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, a acadêmica Lavínia Beyer Kaucz, sob supervisão e edição do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.