Com o objetivo de debater práticas anticapacitistas na educação, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) e o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promovem o 1º Encontro dos Núcleos de Acessibilidade da universidade.
O evento será no dia 18 de julho, das 15h às 18h30, no Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. Aberto ao público e gratuito, são oferecidas 100 vagas por ordem de inscrição do
formulário online.
Após a abertura do evento com uma apresentação cultural, a psicóloga e pesquisadora Laureane Costa fará uma palestra sobre o combate ao capacitismo nos distintos espaços educacionais, às 15h30. Outra atividade é uma mesa-redonda com o tema “Guia para educar crianças anticapacitistas”, às 17h, que reúne as pesquisadoras Mariana Rosa, Karla Garcia e Thaís Becker.
Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) da Udesc Ceart e pelo Núcleo de Acessibilidade do Centro de Educação a Distância (NAC/Cead), o encontro oferece certificado com carga horária de 3h30. Além disso, recebe apoio dos programas de extensão Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi) e Ceart Colaborativo.
A coordenadora do NAE, Arivane Chiarelotto, destaca o aumento de estudantes com necessidades educacionais específicas na Udesc. Em resposta a essa demanda, ela conta que os professores acreditam que é importante uma metodologia adequada. “Essa educação é fundamental para garantir o acolhimento e a inclusão efetiva desses alunos”, reforça Arivane. Além disso, ela complementa que pretende tornar esses encontros frequentes.
Programação
-
15h | Abertura e apresentação cultural
-
15h30 até 16h30 | Palestra sobre o combate ao capacitismo nos distintos espaços educacionais, com a psicóloga e pesquisadora Laureane Costa
-
17h até 18:30 | Mesa redonda: "Guia para educar crianças anticapacitistas" com a jornalista Mariana Rosa, a psicóloga Karla Garcia e a advogada Thaís Becker, pesquisadoras na área
Sobre as participantes
Karla Garcia Luiz é psicóloga e doutora em Psicologia Social pela UFSC, membro do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Florianópolis/SC. Palestrante e pesquisadora, mãe com deficiência e ativista na área dos estudos feministas da deficiência.
Mariana Rosa é jornalista, fundadora do Instituto Cáue e atuante de movimentos sociais na área de inclusão. É integrante do coletivo feminista Helen Keller, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, pesquisadora no campo da educação inclusiva e dos estudos da deficiência.
Laureane Costa é psicóloga, mestre em Psicologia, doutoranda em Educação pela USP, membro do grupo de pesquisa e de estudos "Políticas de Educação Especial: táticas de resistência à produção de um não lugar para as diferenças na escola".
Thaís Becker é bacharela em Direito, mestranda em Direitos Humanos pela USP, pesquisadora da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM/USP), do Grupo de Estudos e Pesquisa das Políticas Públicas para Inclusão Social (GEPPIS/USP) e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED/UFSC). Ativista e pesquisadora dos direitos das mulheres com deficiência, com ênfase na área da violência doméstica e familiar, sob perspectiva interseccional.
Serviço
O quê: 1º Encontro dos núcleos de acessibilidade da Udesc.
Quando: 18 de julho, das 15h às 18h30.
Onde: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.
Quanto: gratuito e aberto ao público, inscrição pelo
formulário.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350