Plataforma tem recursos que tornam conteúdo digital
mais acessível para o público - Imagem: Reprodução
O ambiente de aprendizagem virtual
Moodle, utilizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), obteve uma
certificação internacional relacionada à acessibilidade da plataforma para uso pelos públicos com as mais diversas especificidades.
A versão atual da plataforma, o Moodle LMS 4.0, alcançou a conformidade de acessibilidade WCAG 2.1 Nível AA - a sigla significa Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (do inglês Web Content Accessibility Guidelines).
Essas diretrizes abrangem diversas recomendações que visam tornar o conteúdo da web mais acessível a um maior número de pessoas com deficiências, como acomodações para cegueira e baixa visão, surdez e baixa audição, limitações de movimentos, incapacidade de fala, fotossensibilidade e combinações dessas características, além de algumas adaptações para dificuldades de aprendizagem e limitações cognitivas.
Versão mais acessível
O certificado concedido pela organização WebKeyIT, que atua com acessibilidade de conteúdos digitais, também atestou que a versão do Moodle é "a mais acessível de todos os tempos". Além de contemplar necessidades dos usuários com deficiências, as diretrizes também o conteúdo digital mais acessível aos usuários em geral.
Criado em 2001, pelo programador australiano Martin Dougiamas, o Moodle é um software livre utilizado atualmente em cerca de 25 mil websites, em mais de 175 países e 75 idiomas diferentes.
Conforme a empresa, a equipe desenvolvedora trabalhou desde 2019 junto a consultores independentes do WebKeyIT, especialistas na área, "para garantir que as plataformas sejam acessíveis a todos e estejam em conformidade com todos os regulamentos e padrões".
Recursos
O Moodle LMS inclui diversos recursos que possibilitam aos educadores e administradores criarem cursos e atividades que ampliam a acessibilidade aos conteúdos. Dentre eles, um kit de ferramentas para iniciantes de acessibilidade, que fornece a análise automatizada dos cursos em relação aos padrões de acessibilidade, revisando o conteúdo de todas as atividades principais da plataforma.
Os desenvolvedores também disponibilizam materiais que orientam os interessados sobre como organizar materiais e criar conteúdos de forma mais acessível. Confira pelos link abaixo:
Academia Moodle
Na Academia Moodle, também são disponilbilizados cursos para educadores aprenderem a projetar ambientes de aprendizagem on-line acessíveis, como os de introdução à acessibilidade, noções básicas de ensino acessíveis e práticas de desenvolvimento acessíveis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 bilhões de pessoas têm alguma deficiência significativa, o que representa 16% da população mundial , ou um em cada 6 pessoas. Em virtude disso, muitos países já têm legislações que abrangem a acessibilidade de conteúdos digitais.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009