Equipe da Udesc Planaldo Norte: Débora Barni, Sabrina da Silva,
Rugart Wahlbrink e Patrícia Buss. Foto: Divulgação
O Centro de Educação Superior do Planalto Norte (Ceplan) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu, em 24 de junho, a visita da assistente social Sabrina Aparecida da Silva e do bolsista de extensão do
Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB) Rugart Teobaldo Wahlbrink. O objetivo do encontro foi elaborar ações de fortalecimento da política de permanência estudantil e planejar estratégias de extensão para próximo semestre, com foco no bem-estar dos estudantes e servidores.
Uma das propostas é a realização de rodas de conversa sobre saúde mental com estudantes e servidores do centro. A assistente social Sabrina Aparecida da Silva é responsável por uma ação de extensão que promove este espaço nos diferentes campi da Udesc. "A universidade pública é um meio de transformação social e é importante refletir sobre as condições materiais, objetivas e subjetivas de permanência dos estudantes neste espaço", afirma Sabrina. A ação é vinculada ao programa de extensão "Universidade pública, comunidade e conexões de saberes: acesso e permanências", coordenado pelo técnico universitário Donizete Bittencourt.
Como forma de auxiliar os servidores a lidar com crises relacionadas à saúde mental, também está em desenvolvimento a "Cartilha de boas práticas: capacitação e formação dos servidores do Ceplan para atendimento aos estudantes". O material visa apresentar as normas básicas de acolhimento às pessoas em crise e orientar as possibilidades de encaminhamento aos serviços de assistência social e de saúde. O material é necessário, de acordo com Sabrina, "devido ao 'esgotamento emocional vivenciado por muitos servidores e estudantes, principalmente no período pós-pandemia".
Roda de conversa "Os direitos sociais das pessoas com deficiência no ensino superior"
A visita representa a continuidade das ações do Neab, que promoveu a roda de conversa "Os direitos sociais da pessoa com deficiência no ensino superior" no Ceplan, em 14 de março. Na ocasião, a assistente social Sabrina Aparecida da Silva e a técnica em educação e coordenadora do Neab, Maria Helena Tomaz, apresentaram à comunidade do centro a
Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidade (SAE) e as políticas de assistência estudantil existentes na Udesc. A ação foi parte do projeto Coletivizar: Direitos Sociais e Cidadania na Educação Superior Pública, que está interligado ao Programa de Extensão: Universidade Pública, Comunidade e Conexões de Saberes: Acessos e Permanências.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934