Subsídio do RU e novo programa de auxílio estudantil estavam
entre as pautas do encontro organizado pela gestão da Udesc.
Foto: Alexandre Lunelli/Secom Udesc
Nesta quarta-feira, 3, a equipe gestora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu uma reunião com lideranças estudantis e representantes de coletivos para debater projetos relacionados à permanência dos estudantes na universidade que devem ser implementados até o final de 2024.
O encontro híbrido foi realizado no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, com transmissão online via Microsoft Teams, e contou com a participação de integrantes do diretório central, diretórios acadêmicos, centros acadêmicos, União Catarinense dos Estudantes e coletivos de estudantes (
confira a lista abaixo).
Representando a gestão estavam o reitor, José Fernando Fragalli, a vice-reitora, Clerilei Bier, e os pró-reitores de Administração, Pedro Girardello da Costa, de Planejamento, Gustavo Pinto de Araújo, de Ensino, Julice Dias, e a secretária de Assuntos Estudantis, Salete Pompermaier.
Dentre as iniciativas apresentadas pela reitoria estão o “RU para todos”, que prevê o aumento no valor do subsídio das refeições para os estudantes e a modernização no acesso aos restaurantes universitários. O programa já está em andamento, em fase de avaliação de contrato, elaboração de resolução e de desenvolvimento de tecnologia.
Outro tema debatido no encontro foi a proposta de uma nova ação de permanência estudantil que deverá substituir o atual
Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe). A ideia é desburocratizar o acesso aos benefícios, além de reestruturar e simplificar as modalidades de apoio, incluindo a implementação do auxílio creche.
A reunião detalhou ainda o programa de reajuste de bolsas e auxílios, encaminhado para implementação pela pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e que prevê correções anuais dos subsídios, além dos 4,66% já aprovados em junho pela Câmara de Administração e Planejamento (CAP). Segundo a reitoria, a política permitirá a atualização do poder de compra e contribuirá para a permanência estudantil.
Além dos assuntos levantados pela gestão, os representantes estudantis fizeram questionamentos sobre outras pautas de interesse dos alunos. “As propostas apresentadas pela reitoria precisam de algumas retificações e nós fomos ouvidos. Esperamos que essas retificações sejam postas em prática o quanto antes não só no campus 1, mas em todos os campi da Udesc”, afirma a estudante de pedagogia da Udesc Faed e integrante do DCE Antonieta de Barros, Jaquelline Monteiro.
Organizado pela reitoria da Udesc, o encontro foi avaliado como positivo para a aproximação de estudantes e equipe gestora. “Importante perceber que estamos lidando com uma gestão que entende que sem nós não existe universidade e sem políticas de permanência com caráter de políticas públicas, e não assistencialistas, não tem como o estudante permanecer nesse espaço, muito menos ser um profissional formado com excelência. Esperamos ter muitos motivos para manter o trabalho em conjunto, que seja dessa conquista para muitas mais”, destacou Jaquelline.
Para a vice-reitora Clerilei, a reunião foi positiva e evidencia a intenção da nova gestão em dialogar de forma aberta com os estudantes e priorizar as demandas de permanência, além de fortalecer a participação dos movimentos estudantis e valorizar sua representatividade.
A expectativa é de que novos encontros sejam realizados ao longo do semestre para acompanhar e avaliar o andamento dos projetos.
Entidades e coletivos estudantis participantes
Os estudantes foram representados na reunião pelas seguintes organizações:
-
Diretório Central de Estudantes Antonieta de Barros (DCE Udesc)
-
Centro Acadêmico de Biologia (Cabio)
-
Centro Acadêmico de Enfermagem Bernadette Kreutz Erdtmann (Caenf)
-
Centro Acadêmico de Física (Cafi)
-
Diretório Acadêmico de Administração e Gerência (Daag)
-
Diretório Acadêmico de Educação e Ciências da Saúde (Daecs)
-
Centro Acadêmico de Design Gráfico e Industrial (Cadu)
-
Centro Acadêmico de Moda (Camo)
-
Centro Acadêmico da Música (Camu)
-
Centro Acadêmico de Economia (Cade)
-
Centro Acadêmico Livre de História (Calhi)
-
Centro Acadêmico de Química (Caqui)
-
Centro Acadêmico de Administração Pública (Caap)
-
Centro Acadêmico de Pedagogia (CAP)
-
Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (Caau)
-
Centro Acadêmico das Artes Visuais (Caav)
-
Semana Acadêmica Negra e Indígena (Sagrai)
-
União Catarinense dos Estudantes (UCE)
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934