Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/11/2017-12h30

Udesc participa de seminário sobre internacionalização da extensão em Foz do Iguaçu

Professores, técnicos e acadêmicos apresentaram 18 trabalhos sobre extensão no evento - Foto: Divulg.
Em 31 de outubro e 1º de novembro, uma comitiva de 50 extensionistas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou do maior evento de extensão do Sul do Brasil, o 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), em Foz do Iguaçu (PR).

A edição teve o tema "Internacionalização da Extensão" e contou com a presença de estudiosos da América Latina, que falaram para um público de 1,4 mil pessoas de 27 instituições de ensino.

Os acadêmicos da Udesc, além de professores e técnicos apresentaram no evento 18 ações de extensão de todos os centros de ensino da instituição, divididas em 16 apresentações orais, uma oficina e um minicurso, com destaque para o Núcleo Extensionista Rondon (NER).

Os trabalhos estão dentro das oito áreas temáticas da Política Nacional de Extensão: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho.

O evento também tratou de temas como a universidade como bem público e extensão na pós-graduação, bem como o papel da extensão na proposição e a implementação de políticas públicas.

Para o coordenador de Extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, o Seurs, ao oportunizar a troca de ideias e experiências entre extensionistas de dezenas de universidades, abre caminho para o aperfeiçoamento do fazer extensionista na universidade, no campo acadêmico e no âmbito da gestão.

Atual conjuntura do ensino superior

Durante o evento, os pró-reitores de Extensão debateram a atual conjuntura política e econômica do País e seus reflexos na educação superior, como a contenção do fomento às políticas de extensão e cultura. Houve reflexos, por exemplo, na descontinuidade de programas federais como o Proext, do Ministério da Educação (MEC).

Os pró-reitores reunidos escreveram a Carta de Foz do Iguaçu, que estabelece estratégias políticas e de comunicação para enfrentamento do período de crise das universidades públicas no Brasil, a ser aprovada no 42º Forproex, que será realizada entre 16 e 18 de novembro, em Florianópolis.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul e do Brasil é uma das mais importantes ações de resistência ao desmonte do ensino superior brasileiro, com adoção de práticas progressistas em favor do desenvolvimento da extensão.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.