Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2017-19h32

Revista digital sobre extensão e cultura da Udesc completa dez anos com novidades

 
Em 2017, a publicação "Revista Udesc em Ação", voltada à valorização e à divulgação da atividade extensionista da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completa dez anos. O periódico digital iniciou sua trajetória destacando os trabalhos apresentados no Encontro de Extensão da Udesc de 2006 e 2007.

Nas edições seguintes, também informou sobre ações ligadas a outras instituições de ensino superior. Neste ano, a revista foi reformulada e ganhou um novo nome: "Cidadania em Ação - Revista de Extensão e Cultura".

A nova revista digital, que soma-se ao Catálogo de Extensão e à Carta de Serviços ao Cidadão como canais de publicidade da extensão da Udesc, tem mudanças no foco, objetivo, avaliadores, composição do conselho editorial, periodicidade, diagramação, capa, fluxo para submissão de artigos, entre outras alterações.

As melhorias estão sendo coordenadas pela editora-chefe, Ana Maria Pereira, professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), com suporte  do coordenador de Extensão da universidade, Alfredo Balduíno Santos.

No cargo desde abril deste ano, a docente lidera uma equipe composta pelo professor João Calligaris Neto e pelos alunos Caio Mateus Alves, Gabriela Manhães e Gabriela Joana Zorzetto.

O trabalho também tem o apoio de Geraldo Ceni Coelho, responsável pela Revista Brasileira de Extensão Universitária, publicação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (Forproex).

Espaço qualificado

O novo nome da revista representa o atual momento no desenvolvimento da cultura e da extensão universitária da Udesc, articulada aos princípios e às diretrizes das políticas nacionais de Extensão e de Cultura.

O objetivo das mudanças é proporcionar um espaço qualificado para que docentes, estudantes, técnicos universitários e demais interessados possam divulgar artigos, relatos de experiências, comunicações, resenhas, contribuindo assim com o debate na área de extensão e cultura.

Segundo a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), a capa da publicação "agora tem uma animação de uma mandala em movimento para dar a ideia de fluxo contínuo, de renovação permanente dos saberes e de recorrente transformação social e acadêmica, a partir da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e da interação dialógica entre universidade e sociedade".

Novo ciclo de saberes

Para a editora-chefe da revista, esse novo ciclo contribuirá para trazer mais saberes e trocas de ideias, valorizando a extensão e a cultura da Udesc. "Que seja partilhado o conhecimento adquirido por meio das ações junto à sociedade, interagindo de forma integrada e interativa, se aproximando do sujeito social, numa proposta única de parceria entre a academia e a sociedade”, afirma a professora Ana Maria.

Os responsáveis pela edição nos primeiros dez anos foram homenageados no 13º Encontro de Extensão da Udesc, que ocorreu entre 18 e 20 de outubro, em São José. "A Proex está trabalhando muito para tornar a revista referência nacional quando o assunto é extensão e cultura", diz o coordenador Alfredo Balduíno Santos.

Aplicativo em estudo

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, outras novidades para aprimorar a divulgação das ações de extensão à comunidade estão sendo estudadas pela Coordenadoria de Extensão, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

Uma delas é o acesso à Carta de Serviços ao Cidadão por meio de aplicativo no celular, com a atualização contínua das informações sobre a atividade extensionista.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Capa da Revista Cidadania em Ação - Extensão e Cultura
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h