Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/05/2020-17h29

Udesc participa de pesquisa sobre prática de exercícios antes e durante pandemia

Questionário sobre impactos da quarentena é feito no Brasil e em países da Europa - Foto: Kate Trifo/Pexels 
Uma pesquisa feita com a parceria do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, busca analisar o impacto do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus na prática de exercícios físicos feitos por adultos de seis países.

O estudo "Nível da prática de exercício físico antes e durante o isolamento social e quarentena" é voltado para a população com mais de 18 anos do Brasil, Alemanha, França, Portugal, Espanha e Itália.

A coleta de dados está sendo feita por meio de um questionário online. Acesse o formulário e participe da pesquisa. O instrumento foi elaborado por professores brasileiros e passou pelo crivo de especialistas para validação. 

Sedentarismo

Segundo os pesquisadores, o confinamento provocado pela pandemia favorece o comportamento sedentário e pode trazer consequências indesejáveis, como doenças físicas e comprometimento psicológico.  

O principal objetivo é avaliar efeitos do isolamento social no estilo de vida das pessoas, considerando a prática de atividade física e aspectos psicológicos, e  contribuir com sugestões para que possam minimizar efeitos negativos provocados pelo confinamento.  

Equipe

Na Udesc Cefid, a investigação é coordenada pela professora Anelise Sonza, que integra o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt). Também são coordenadores da pesquisa os docentes Danúbia da Cunha de Sá-Caputo e Mario Bernardo Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Completam a equipe de parceiros de outras nove instituições: Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade de Franca (Unifran), Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, Universidade de Sevilha, na Espanha, Universidade de Reims, na França, e Universidade Leuphana de Lüneburg, na Alemanha.

Confinamento

O confinamento das pessoas nas suas residências passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para dirigentes de diversos países desde que o novo coronavírus foi considerado uma pandemia, em março deste ano. A medida busca evitar o aumento descontrolado do contágio pela Covid-19.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelos e-mails anelise.sonza@udesc.br, dradanubia@gmail.com e bernardofilhom@gmail.com.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Questionário está sendo aplicado no Brasil e em cinco países europeus
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.