Questionário é aplicado no mundo inteiro - Foto: Pexels
Pesquisadores do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, participam de um estudo internacional que visa entender a consciência, atitudes, crenças e comportamentos das pessoas sobre o novo coronavírus em todo o mundo.
Direcionado a toda a população mundial, o estudo tem participação de mais de 120 pesquisadores de cerca de 30 países. A iniciativa conta com a parceria de diversas instituições ao redor do mundo e é liderada pela Universidade do Québec em Montreal (Uqam) e pela Universidade Concordia, ambas do Canadá.
A pesquisa coleta informações por meio de
formulário eletrônico, que pode ser respondido em mais de 20 idiomas diferentes. A aplicação do questionário está atualmente na segunda etapa e quem quiser colaborar pode responder a pesquisa em português.
Acesse o formulário.
Na primeira etapa, foram coletadas respostas de 35 mil pessoas ao redor do mundo. Os resultados iniciais da pesquisa estão no
site do iCARE Study – International COVID-19 Awareness and Responses Evaluation Study.
Pesquisadores
Na universidade catarinense, a iniciativa tem participação dos professores Darlan Laurício Matte, vinculado aos programas de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) e de Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), e Marlus Karsten, do PPGFT, e da doutoranda em Saúde e Ciências do Exercício da Universidade Concordia, Ariany Marques Vieira, que fez mestrado em Fisioterapia pela Udesc Cefid.
Os coordenadores do estudo são os professores Kim Lavoie e Simon Bacon, co-diretores do Centro de Medicina Comportamental de Montreal em Montreal.
Enquete mundial
O questionário leva cerca de 20 minutos para ser respondido e visa coletar informações de uma ampla variedade de pontos de vista diferentes - para tanto, é aberta a todos os interessados em participar, indiferentemente de idade, sexo, cultura ou país de origem.
Os pesquisadores ressaltam que não é coletada nenhuma informação que possa ser usada para identificar os participantes e as respostas permanecerão completamente anônimas. Também é possível optar por não responder perguntas específicas no questionário.
Os dados coletados ficarão hospedados por dez anos, com segurança, em um servidor da Uqam e serão disponibilizados para estudo pelos colaboradores, seguindo acordos internacionais de compartilhamento de dados apoiados pelo Fundo de Pesquisa do Quebec (FRQ).
Os resultados principais serão publicados no
site principal da iniciativa e poderão ser acessados por todos os pesquisadores envolvidos.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
covid19study@mbmccmcm.ca.
Entre outras ações relacionadas à pandemia, os professores Marlus Karsten e Darlan Matte também integram um comitê criado pela
Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) para auxiliar no combate o coronavírus
Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site
udesc.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010