Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/07/2017-10h48

Udesc Oeste fará eventos para início do Mestrado em Enfermagem e fim de doutorado interinstitucional

Departamento de Enfermagem também oferece curso de graduação em Chapecó - Foto: Jonas Pôrto
A Direção de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá na próxima quinta, 27, e sexta-feira, 28, o seminário de encerramento do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Enfermagem e a aula magna do Mestrado Profissional em Enfermagem.

O Dinter foi oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em convênio com a Udesc Oeste. As aulas para dez professoras da universidade estadual começaram em 2013 e foram ministradas em Chapecó.

No dia 27, às 15h30 e às 19h, no Auditório do Prédio da Enfermagem da Udesc Oeste, serão apresentadas as teses das docentes Andrea Guimarães, Édlamar Kátia Adamy, Ivete Krauzer, Kiciosan Galli, Maria Luiza Bevilaquia Brum, Marta Kolhs, Olvani Martins da Silva, Renata Rodrigues, Rosana Ascari e Silvana Zanotelli.

A solenidade de encerramento do Dinter será no dia 28, às 8h, com palestra da coordenadora do Doutorado Interinstitucional da UFRGS, Maria Alice Silva Lima, que falará sobre os desafios da pós-graduação em Enfermagem. Em seguida, haverá a entrega das teses à biblioteca do curso de Enfermagem da Udesc Oeste.

Segundo a coordenadora do Dinter na Udesc, Letícia de Lima Trindade, o curso buscou formar doutoras qualificadas para atividades de ensino e pesquisa em enfermagem e saúde, além de produzir conhecimento e desenvolver tecnologias para necessidades sociais e influenciar mudanças nos sistemas de cuidado.

Ela destaca que a Faculdade de Enfermagem da UFRGS é a melhor do País, e o quadro do doutorado é composto por professores que são renomados em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e investigam linhas "com diversas temáticas e elevada magnitude na área da saúde".

Mestrado

A aula magna da primeira turma do Mestrado Profissional em Enfermagem da Udesc Oeste será ministrada no dia 28, às 13h30, pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Francine Lima Gelbecke, que apresentará as perspectivas e os impactos nos serviços de saúde no Brasil.

Com 24 meses de duração e coordenado pela professora Elisangela Argenta Zanatta, o mestrado será ministrado por 12 professores da Udesc Oeste e atuará em duas linhas de pesquisa.

Uma delas será Tecnologia do Cuidado, que buscará investigar, aprimorar e produzir conhecimento e tecnologias para o cuidado em práticas avançadas de enfermagem.

A outra linha será Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, que objetivará desenvolver autonomia e o fortalecimento da tomada de decisão do enfermeiro na solução de problemas e na promoção da saúde.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h