Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/05/2018-17h11

Udesc Oeste apoia implantação de horto medicinal em Cunha Porã

Reunião com várias organizações abordou implantação de horto medicinal no município - Foto: Divulgação
Uma parceria entre o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e diversas organizações pretende estimular o uso de plantas medicinais no município de Cunha Porã, no Oeste Catarinense, a 90 km de Chapecó. 

Além da Udesc Oeste, participam da iniciativa a Secretaria de Saúde de Cunha Porã, a Polícia Militar (PM-SC), a Cooperativa Regional Auriverde e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Um encontro na última segunda-feira, 7, reuniu representantes das entidades para um diálogo sobre a implantação de um horto medicinal no quartel da Polícia Militar no município. 

Apresentação do projeto

Na reunião, o secretário de Saúde de Cunha Porã, Alexandre Fagundes, e a professora da Udesc Kiciosan Galli explicaram o projeto e sua importância no contexto local. Também participaram da apresentação o coordenador municipal da Defesa Civil, Sedenir César Kipper, e o agente municipal da Defesa Civil Gerson Strauss.

A reunião teve participação do prefeito Jairo Ebeling, do comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, Alexandre dos Santos Cabral, do comandante da PM de Maravilha, Altair Lisot, e do comandante da PM de Cunha Porã, Ivanor Schaefer. Também estiveram presentes o gerente Regional da Epagri de Palmitos, Mircon Fruhauf, e o engenheiro agrônomo da Epagri de Cunha Porã Vladimir Picolli.

Na ocasião, foi anunciada a realização do "1º Simpósio Estadual de Práticas Integrativas: o Encontro entre o Saber Popular e o Científico", que será realizado em Cunha Porã, entre 13 e 15 de julho deste ano. 

Saúde e equilíbrio

Na Udesc Oeste, o apoio à iniciativa ocorre por meio do programa de extensão Saúde e Equilíbrio, coordenado pela professora Kiciosan e vinculado ao curso de Enfermagem. A implantação de um horto de plantas medicinais no município é uma das cinco ações do programa, que há três anos iniciou as buscas por parcerias nesse sentido.

Neste ano, foi firmado um convênio de cooperação técnico-científica entre a prefeitura e a PM-SC para formalizar a iniciativa.

"Implantar o horto medicinal didático e instituir o programa de farmácia viva nas unidades básicas de saúde de Cunha Porã é uma inovação para a saúde do município. É a primeira vez que a PM-SC irá ceder um espaço físico e envolver policiais para realizar esse programa em parceria com Udesc e demais organizações de Cunha Porã", afirma Kiciosan.

Plantas medicinais 

O uso de práticas integrativas na saúde, incluindo plantas medicinais, é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde, desde 2006, na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. A incorporação dessas práticas nos sistemas nacionais de saúde também é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reunião com diversas organizações abordou implantação de horto no município
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.