Reunião com várias organizações abordou implantação
de horto medicinal no município - Foto: Divulgação
Uma parceria entre o
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e diversas organizações pretende estimular o uso de plantas medicinais no município de Cunha Porã, no Oeste Catarinense, a 90 km de Chapecó.
Além da Udesc Oeste, participam da iniciativa a Secretaria de Saúde de Cunha Porã, a Polícia Militar (PM-SC), a Cooperativa Regional Auriverde e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Um encontro na última segunda-feira, 7, reuniu representantes das entidades para um diálogo sobre a implantação de um horto medicinal no quartel da Polícia Militar no município.
Apresentação do projeto
Na reunião, o secretário de Saúde de Cunha Porã, Alexandre Fagundes, e a professora da Udesc Kiciosan Galli explicaram o projeto e sua importância no contexto local. Também participaram da apresentação o coordenador municipal da Defesa Civil, Sedenir César Kipper, e o agente municipal da Defesa Civil Gerson Strauss.
A reunião teve participação do prefeito Jairo Ebeling, do comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, Alexandre dos Santos Cabral, do comandante da PM de Maravilha, Altair Lisot, e do comandante da PM de Cunha Porã, Ivanor Schaefer. Também estiveram presentes o gerente Regional da Epagri de Palmitos, Mircon Fruhauf, e o engenheiro agrônomo da Epagri de Cunha Porã Vladimir Picolli.
Na ocasião, foi anunciada a realização do "1º Simpósio Estadual de Práticas Integrativas: o Encontro entre o Saber Popular e o Científico", que será realizado em Cunha Porã, entre 13 e 15 de julho deste ano.
Saúde e equilíbrio
Na Udesc Oeste, o apoio à iniciativa ocorre por meio do programa de extensão Saúde e Equilíbrio, coordenado pela professora Kiciosan e vinculado ao curso de Enfermagem. A implantação de um horto de plantas medicinais no município é uma das cinco ações do programa, que há três anos iniciou as buscas por parcerias nesse sentido.
Neste ano, foi firmado um convênio de cooperação técnico-científica entre a prefeitura e a PM-SC para formalizar a iniciativa.
"Implantar o horto medicinal didático e instituir o programa de farmácia viva nas unidades básicas de saúde de Cunha Porã é uma inovação para a saúde do município. É a primeira vez que a PM-SC irá ceder um espaço físico e envolver policiais para realizar esse programa em parceria com Udesc e demais organizações de Cunha Porã", afirma Kiciosan.
Plantas medicinais
O uso de práticas integrativas na saúde, incluindo plantas medicinais, é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde, desde 2006, na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. A incorporação dessas práticas nos sistemas nacionais de saúde também é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010