Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/04/2016-12h36

Acordo permite que alunos de Enfermagem da Udesc Oeste façam projetos em horto medicinal de Mondaí

Local cultiva cerca de 180 espécies de plantas - Foto: Div.
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), assinou na terça-feira, 12, um termo de cooperação técnica com a Terra Nova Sociedade Beneficente, de Mondaí, com a finalidade de desenvolver projetos por alunos de Enfermagem no horto mantido pela entidade, que cultiva cerca de 180 espécies de plantas medicinais.

O acordo foi assinado pela professora Kiciosan Bernardi Galli, da Udesc Oeste, pelo presidente da Terra Nova, Odilon Bader, e pelo coordenador do projeto Horto da Vida, Elizeu Johner.

O horto, que foi implantado em 2014, é uma referência no Oeste. Segundo a Prefeitura de Mondaí, além de cultivar as plantas, especialistas estudam, de forma constante, o poder medicinal das 60 espécies regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"O objetivo é descobrir o uso correto dos chás e manter o conhecimento popular que vem se perdendo atualmente", diz a diretora-administrativa do horto, Ivone Hergenrader. 

Projeto de extensão

A parceria com a entidade mantenedora do horto integra o projeto de extensão "Promoção da saúde por meio de plantas medicinais em comunidades do Oeste Catarinense", que capacita agricultoras sobre uso correto, indicações, contra-indicações, plantio, colheita, armazenamento e preparo dos chás medicinais.

O projeto já capacitou 25 agricultoras em Cunha Porã, está auxiliando a prefeitura a implantar um horto medicinal no município e também pretende desenvolver uma pesquisa para saber quais são as plantas medicinais mais utilizadas.

Segundo a professora Kiciosan, todo esse trabalho visa sensibilizar profissionais de saúde a recomendarem o uso de plantas medicinais em postos de saúde no Oeste do Estado, iniciativa já adotada pela maioria das unidades de saúde em Florianópolis.

Leia mais:

22/04/2015 - Udesc Oeste realiza encontro de plantas medicinais na quinta e na sexta, em Cunha Porã

03/12/2014 - Programa de extensão da Udesc Oeste capacita agricultoras sobre uso de plantas medicinais

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h