Cada grupo poderá ter até dez pessoas - Foto: Pexels
A partir de 8 de julho, será realizada a segunda edição do
Grupo Terapêutico Online Atos e Afetos, que busca dar apoio emocional a alunos universitários, principalmente durante a pandemia de Covid-19. A iniciativa é do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A ação integra o programa de ensino "Valorizando a Vida e o Bem-Estar das Pessoas". Na segunda edição do grupo, serão realizados cinco encontros virtuais, nas quintas-feiras, das 18h às 19h30, na plataforma Microsoft Teams.
Alunos da Udesc que queiram participar do grupo de apoio devem dispor de computador, tablet ou celular, além de conexão à internet. Para se inscrever, é necessário preencher o
formulário online. Após confirmada a inscrição, serão enviados detalhes do funcionamento do grupo.
Como são os encontros
O projeto conta com o apoio da diretora de Ensino da Udesc Oeste, Ivete Krauzer, e é coordenado pelas psicólogas Fernanda Ledra e Tânia Ascari, além da mestre em Reiki Vera Lúcia Zeni. Durante os encontros, são realizados diálogos afetuosos sobre sensações e vivências durante o período de isolamento social.
Depois de cada reunião, o grupo participante recebe o
podcast Equilíbrio, feito pela jornalista Celia Penteado, da Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom), com reflexões e dicas de saúde mental e bem-estar, sempre seguidas de uma música relacionada ao tema.
Sobre a turma inicial
De acordo com a psicológa Fernanda, na primeira edição do grupo, "alcançamos nosso objetivo, que foi chegar, de alguma forma, mais perto dos nossos estudantes". Ela explica que as reuniões abordaram sentimentos comuns aos participantes e "surgiram alternativas que podem ajudar o aluno a lidar melhor com essa fase".
Segundo ela, durante a terapia em grupo, também foram trabalhados temas como autoconhecimento, fortalecimento emocional e o sentimento de ajuda mútua nesse processo.
Elisa Corrêa, aluna do Mestrado em Moda do
Centro de Artes (Ceart), está gostando muito de participar. "Fui acolhida no momento que eu precisava, e o grupo ajudou a não me sentir sozinha. Sou muito grata", afirma.
Para Júlia Gomes da Rosa, estudante da graduação em Zootecnia da Udesc Oeste, o grupo tem ajudado bastante nessa fase. "O isolamento mexeu com a minha rotina, e os encontros me fizeram olhar as coisas boas de tudo isso e conseguir me reorganizar."
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
fernanda.ledra@udesc.
Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site
udesc.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010