Grupo de Engenharia Biomédica (GEB), de Joinville, é
tema do primeiro vídeo do projeto - Foto: Reprodução
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta sexta-feira, 28, o Udesc Pesquisa, projeto que amplia os canais de comunicação para divulgação da produção científica realizada na universidade.
Além de um site específico que concentra as informações sobre a pesquisa na Udesc, a iniciativa prevê o envio mensal de newsletter com resumo das principais notícias e reportagens sobre pesquisa, assim como a produção de vídeos com pesquisadores.
Servidores e alunos da universidade já receberão automaticamente a newsletter Udesc Pesquisa. A comunidade externa pode fazer um cadastro online para receber as notícias.
Quase 180 grupos de pesquisa
Em 2018, quase 180 grupos da Udesc realizaram mais de mil pesquisas nas oito áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.
Foi um desses grupos, por exemplo, que deu origem à processadora modular de fibra de bananeira, o primeiro equipamento do tipo no mundo, patenteado pela Udesc.
A produção é do técnico Marcelo Cardoso, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), em parceria com os profissionais da Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom).
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, professor Antonio Vargas, destaca que a iniciativa fará com que as pessoas percebam os resultados das pesquisas da universidade no seu cotidiano.
Para o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schmitt, a pesquisa científica da universidade precisa chegar ao conhecimento da sociedade, e os novos canais de comunicação facilitarão o processo.
Entre as 50 melhores
Há mais de 50 anos contribuindo para o desenvolvimento catarinense, a Udesc também se destaca no cenário brasileiro em diversas áreas, como na produção científica.
Conforme ranking elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics, a Udesc está entre as 50 instituições que mais produziram ciência no País entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de outubro de 2018. Confira o ranking.
Nessa lista, há 44 universidades (36 federais, sete estaduais e uma particular), cinco institutos de pesquisa ligados ao governo federal (Embrapa, Fiocruz, CBPF, Inpa e Inpe), também mantidos com recursos públicos, e um instituto federal de ensino técnico.
A Udesc ocupa a 48ª posição no ranking, com quase 1,5 mil trabalhos científicos nos últimos cinco anos, e é uma das duas representantes catarinenses entre as 50 instituições mais produtivas, ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.