Esteira automatizada foi aliada a câmara hiperbárica
para testes em camundongos - Foto: Gustavo Vaz
Uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o
Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e a
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) criou um novo equipamento, sem similar no mercado, para uso no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde, especialmente na Fisioterapia.
O aparelho – uma esteira automatizada aliada a uma câmara hiperbárica para testes ergométricos em camundongos – foi entregue na tarde desta segunda-feira, 8, no
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Udesc em Florianópolis.
Entre suas funcionalidades, a máquina será utilizada para avaliar efeitos do treinamento físico aeróbio (TFA) em animais portadores de doenças pulmonares crônicas, visando alavancar pesquisas com foco na diminuição dos sintomas.
O evento de entrega reuniu representantes das três instituições, incluindo gestores, professores e acadêmicos ligados ao projeto e aos laboratórios de pesquisa envolvidos na iniciativa.
Laboratórios
Na Udesc Cefid, o equipamento será utilizado em atividades de análise de performance por três laboratórios: o de
Pesquisas Experimentais (Lapex), o de
Instrumentação (Labin) e o de
Análise Multissetorial (Multilab).
A demanda de criação do aparelho partiu da professora Deborah de Camargo Hizume Kunzler, coordenadora do Lapex e docente do Departamento de Fisioterapia da Udesc.
No evento de entrega, ela destacou a parceria das instituições e o trabalho de fisioterapeutas e engenheiros, que proporcionou a criação de um equipamento único, "com uma acurácia que não existe no mercado".
A docente também agradeceu a todos que participaram da criação do aparelho, que proporcionará uma série de projetos de pesquisa na área – o inaugural, sobre animais com doença renal crônica, será realizado em parceria com o
Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir), coordenado pela professora Elaine Paulin.
Também participaram do encontro as docentes Monique da Silva Gevaerd Loch, do Multilab, e Susana Domenech, do Labin.
Engenharia Mecatrônica
Pelo Ifsc, estiveram presentes no evento de entrega docentes e alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis, que desenvolveram a máquina, dentre eles os professores Valdir Noll e Jhonattan Gutjahr, coordenadores do projeto mecânico.
Ao todo, 11 estudantes e cinco professores participaram do processo, desde o desenvolvimento do software até as partes mecânica e elétrica do equipamento.
Segundo o professor Noll, foram investidos cerca de R$ 10 mil na elaboração e execução do projeto – valor que poderia chegar a R$ 100 mil, caso fosse executado por uma empresa comercial.
Metade dos recursos foram viabililizados pela Fapesc, representada no encontro pela coordenadora de Projetos, Sônia Bernardini, e o restante veio do próprio Ifsc.
Noll também agradeceu a todos que se envolveram no processo, destacando o grande aprendizado gerado aos participantes, especialmente aos estudantes, e manifestou a alegria da equipe em entregar um equipamento inovador, construído em apenas um ano, como resultado de um projeto de pesquisa.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com o Lapex pelo e-mail
lapex.cefid@udesc.br.
Siga as novidades da Udesc pelo
Facebook,
Instagram,
Twitter,
WhatsApp e
YouTube. Se você é acadêmico, acesse
office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010