Equipe de intérpretes de Libras atua na central
vinculada ao NAE - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) criou a Central de Tradução em Libras, vinculada ao
Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
Implantado em uma sala de prédio da Reitoria no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, o espaço reúne a equipe de tradutores intérpretes de Libras/Português da universidade.
Dentre outras atribuições, eles fazem a tradução de editais, documentos e vídeos institucionais e a interpretação simultânea de eventos da instituição.
"Com essa central, conseguimos planejar melhor o atendimento dos profissionais vinculados ao NAE nas atividades acadêmicas e ganhamos um espaço para a gravação das traduções", destaca a pró-reitora de Ensino, Gabriela Mager.
Além da pró-reitora Gabriela, a inauguração da central, em novembro, contou com a presença da pró-reitora de Administração, Mariana Fidelis Rosa, da coordenadora do NAE, Rose Clér Beche, de técnicos da Proen e da equipe de intérpretes em Libras.
Intérpretes
A Udesc conta com seis profissionais da área, dois vinculados ao NAE e quatro ao
Centro de Educação a Distância (Cead). Os serviços prestados pela equipe podem ser solicitados pelos e-mails
tils.libras.cead@udesc.br e
tils.libras.nae@udesc.br.
Segundo Rose Clér Beche, a implantação da central é parte do esforço da Udesc em ampliar a acessibilidade de seus públicos. A coordenadora do NAE explica que os serviços de tradução e de interpretação são agendados por ordem de chegada, priorizando demandas que implicam o atendimento direto a estudantes surdos da instituição.
Inclusão
Rose Clér destaca que as iniciativas da Udesc também buscam atender às exigências da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), destinada a assegurar, em condições de igualdade, os direitos e as liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.
De acordo com a LBI, as instituições de ensino devem garantir a todas as pessoas (surdas, com deficiência auditiva e outras deficiências) o acesso pleno à educação, comunicação, informação, processos seletivos, atividades e conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação.
Língua Brasileira de Sinais
Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. É a primeira língua (L1) de grande parte dos surdos brasileiros que, por sua vez, utilizam o português escrito como segunda língua (L2).
A Libras é uma língua natural como qualquer outra, com variações linguísticas, gírias, figuras de linguagens, jargões, terminologias diversas. Diferencia-se linguisticamente das demais línguas apenas na sua modalidade, que é corporal-visual e não vocal-auditiva (como o português).
Sobre o NAE
O NAE/Udesc tem, como principal compromisso, viabilizar condições para a expressão plena do potencial dos estudantes que se caracterizam como público-alvo da educação especial (PAEE): pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, e ou com necessidades educacionais específicas (NEE).
Mais informações podem ser obtidas na página oficial do NAE e pelo e-mail
nae@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009