Vice-governadora de SC foi uma das autoridades que
visitaram estande da universidade na FIN - Fotos: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) firmou novas parcerias na
Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil 2023), concluída nesta quarta-feira, 29, em Florianópolis. O evento teve uma ampla programação ao longo de dois dias no CentroSul, incluindo cerca de 400 estandes, dentre eles um da Udesc.
Dentre os convênios fechados, a Udesc assinou acordos de cooperação com a Câmara de Comércio da Região de Beiras (CCRB), de Portugal, e a Câmara Municipal de Lichinga, de Moçambique. No país africano, a parceria prospectou possibilidades de mobilidade acadêmica e da oferta de cursos na modalidade a distância pela universidade estadual.
O reitor, Dilmar Baretta, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, e a secretária de Cooperação Internacional e Interinstitucional, Júlia Bittencourt, integraram a equipe da universidade presente no evento.
A vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, e o secretário estadual de Articulação Internacional, Juliano Froehner, foram algumas das autoridades que prestigiaram o estande da Udesc.
"Após a
recepção que fizemos aos visitantes estrangeiros na segunda-feira, no Mesc, conseguimos avançar em várias tratativas de novos acordos, dentre os quais os dois que assinamos aqui na FIN e serão muito importantes para ampliar a internacionalização da Udesc e aprimorar nossas atividades", destaca o reitor Baretta.
Sobre a feira
A FIN 2023 foi realizada pela Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo de Santa Catarina, em parceria com a CCRB e diversos parceiros.
O evento teve como objetivo criar redes de cooperação entre empresas de quatro continentes - Europa, Ásia, América e África - estimulando parcerias e crescimento econômico, além de atuar na promoção comercial com países de língua portuguesa e com todas as câmaras de comércio de Portugal no mundo.
Segundo os organizadores, participaram missões empresariais de países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, além de missões de Hong Kong, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e diversos países latino-americanos.
Também estiveram presentes 19 câmaras portuguesas do Brasil e mais de três dezenas de entidades governamentais e civis de Portugal e de África.
Recepção
Na última segunda-feira, 27, a Udesc realizou um encontro no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no Centro Histórico da Capital, para recepcionar participantes da feira e apresentar a universidade.
Em novembro do ano passado, o reitor também participou de uma
missão internacional em Portugal que teve, entre outros objetivos, articular parcerias para a FIN 2023.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009