Professores Baretta e Klauberg visitaram instituições
em Portugal durante cinco dias - Fotos: Divulgação
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, participou entre 14 e 18 de novembro de uma missão internacional junto a instituições de ensino superior portuguesas que atuam nas áreas de agronegócio, tecnologias, meio ambiente e energias renováveis. A iniciativa foi articulada pela Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo de Santa Catarina, com apoio da Câmara de Comércio da Região das Beiras.
Também integrou a comitiva o professor Osmar Klauberg, subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, que é líder do grupo de pesquisa em Solos e Sustentabilidade.
"A semente foi lançada com o propósito de colhermos frutos, num futuro próximo, resultantes de novas parcerias", afirma Baretta. Ao final do roteiro, o Baretta agradeceu ao presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal - Santa Catarina, Jatyr Ranzolin Júnior, e à CCRB pela facilitação e parceria nas reuniões junto às instituições, centros de inovação e municípios.
"Queremos juntar empresas dos dois lados do Atlântico e criar fortes vínculos académicos”, ressaltou a presidente da CCRB, Ana Correia, para quem "o desenvolvimento empresarial não pode ser realizado à parte das universidades".
Instituições visitadas
Os professores fizeram reuniões formais em quatro instituições: a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade da Beira Interior (Covilhã) e a Universidade de Aveiro.
Foram visitados, ainda, os Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco, cidade onde ocorreram reuniões de trabalho na Escola Superior Agrária, no Centro Tecnológico das Plantas da Beira Interior, no InovCluster e na Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (Cataa), além de um encontro com o presidente do município, Leopoldo Rodrigues.
Intercâmbio e cooperação
Entre os assuntos abordados nas reuniões, estiveram o intercâmbio acadêmico, a cooperação entre programas de pós-graduação e bolsas de mobilidade vinculadas à empresas.
Também foi abordada a possibilidade de parcerias envolvendo a co-tutela de estudantes, especialmente de pós-graduações ao nível de doutoramento, para obtenção de dupla titulação, ou seja, de diploma nos dois países, o que abrirá oportunidades de empregabilidade no Brasil e em Portugal.
Para incentivar a cooperação, foi debatida a assinatura de protocolos entre instituições de ensino superior dos dois países e a Udesc sinalizou a disponibilidade para receber professores em mobilidade e doutores para estágios pós-doutorais em Santa Catarina.
Portas abertas
"Conforme conversado, docentes de referência nas diferentes áreas do conhecimento têm as portas abertas na Udesc e em instituições portuguesas para criar parcerias e firmar intercâmbios nas áreas da pesquisa, da inovação, da troca de informações e de tecnologia, o que levará sem dúvida à melhoria de publicações ao nível internacional, de alto impacto", concluem os gestores.
A missão internacional da Udesc em Portugal deu sequência ao esforço realizado pela Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil – Portugal em Santa Catarina e pela CCRB para divulgar a Feira Internacional de Negócios (FIN), que ocorrerá em março de 2023, em Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
* Com informações da Assessoria de Comunicação da CCRB