Uma série de cartazes integra a campanha de combate a
violências nos espaços acadêmicos
O
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou nesta segunda-feira, 14, a campanha institucional intitulada
FAED SEM VIOLÊNCIAS, que objetiva promover a reflexão e o debate sobre os tipos de violências presentes na sociedade e os impactos disso na comunidade acadêmica, visando combater as diferentes formas de violências identificadas no cotidiano do ambiente universitário.
O lançamento foi realizado durante a programação de acolhida e recepção aos calouros e calouras dos cursos de Pedagogia, História e Geografia da Udesc Faed.
A campanha é uma ação idealizada pela equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (
Nuape), e realizada com apoio da Assessoria de Comunicação e Direção Geral da Udesc Faed.
A campanha consistirá em um site (
acesse aqui) com materiais informativos sobre como se configuram os diferentes tipos de violências, formas de buscar ajuda às vítimas e canais para denúncias, distribuição de cartazes nos espaços acadêmicos e administrativos, bem como materiais para divulgação online nas redes do centro.
"A campanha também objetiva ser uma ação pedagógica, visando oferecer informações para educar potenciais agressores/as, esclarecendo sobre os aspectos legais e sobre as punições previstas para ações de violência. As formas de violência no ambiente universitário são muitas, e a campanha optou por dar visibilidade para as mais recorrentes nesses espaços", explica a coordenadora do Nuape, Márcia de Souza Lehmkuhl.
Os materiais abordam as violências cometidas por meio do racismo, LGBTfobia, homofobia, capacitismo, transfobia, misoginia, classismo, etarismo, psicofobia, xenofobia, intolerância religiosa e crimes virtuais.
"Com esta campanha, queremos continuar contribuindo para a formação das pessoas, possibilitando compreender a pluralidade de ideias e de valores de nossa sociedade e de nossa instituição, ajudando na formação humana, crítica e inclusiva, oportunizando a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, democrática e igualitária para todos e todas", afirma o diretor geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati
A previsão é que por meio da campanha sejam realizadas outras atividades alusivas ao tema da prevenção e combate às violências ao longo do semestre.
Confira o material completo da campanha no site:
www.udesc.br/faed/faedsemviolencias
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br