Programação da semana marcou a passagem das seis
décadas de fundação da Udesc Faed (Fotos: Ascom Faed)
As celebrações dos 60 anos de fundação do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram marcadas por uma programação especial envolvendo a comunidade acadêmica, com homenagens, aula magna, exposições e atividades culturais.
A exposição fotográfica intitulada “Faed 50+10” marcou a abertura das festividades exibindo imagens que contam uma parte da história, divididas em espaços, momentos e pessoas.
Em 8 de maio a apresentação da Orquestra Acadêmica da Udesc antecedeu a noite de homenagens que contou com um grande público prestigiando a solenidade comemorativa aos 60 anos da Faed no auditório Tito Sena. Confira a cerimônia completa pelo Youtube, no canal da Udesc Faed.
Acesse aqui.
Durante a cerimônia foram homenageados ex-diretores gerais, professores, técnicos, estudantes, terceirizados e representantes de instituições parcerias da Faed.
Um dos destaques da programação foram as atividades culturais que contaram com apresentação do Coletive Saia do Mar: Roda de Samba de Coco, Grupo Wagner Segura: Samba & Choro, e a performance teatrocircense Conta Catarina!, com Adriana Rio. Também teve sessão de cinema com pipoca no auditório Tito Sena.
A aula magna intitulada “Desafios para a garantia da educação em tempos de reconstrução do Estado de Direitos”, foi proferida por vídeo conferência pelo professor Miguel Arroyo, docente emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com abertura da professora e deputada estadual Luciane Carminatti.
Durante a abertura da aula magna o diretor geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati, recebeu a placa em homenagem ao centro, com a moção de aplauso concedida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A aula magna pode ser assistida pelo Youtube, no canal do Laboratório de Educação e Infância (Laborei).
Acesse aqui.
A exposição “Infância: um direito que se costura através do tempo”, com curadoria da turma da 7ª fase do curso de Pedagogia e coordenação da professora Aline Mafra Rebelo, também integrou a programação com grande número de visitações.
A semana de programação dos 60 anos da Udesc Faed encerrou na quinta-feira, 11, com a participação do diretor geral, professor Celso Carminati, no
intervalo da sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
No espaço o diretor ressaltou o papel relevante do centro de ensino que deu origem à Udesc para o desenvolvimento de Santa Catarina. "Ao longo das últimas décadas a Faed foi continuamente aprimorada, com a criação de cursos de pós-graduação e a abertura de novos laboratórios, o que possibilitou o desenvolvimento de novos programas e projetos voltados ao atendimento da sociedade catarinense", ressaltou.
De acordo com o diretor, a Udesc Faed é pujante, moderna, atualizada, e sua idade dá um status de maturidade, com uma perspectiva de um futuro cada vez mais brilhante, por meio de ações e da busca constante de excelência, no ensino, na pesquisa e na extensão, há 60 anos sendo destaque na educação superior catarinense, nacional e internacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br