Desde esta terça-feira, 17, servidores e alunos do
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), dispõem de internet com o dobro da velocidade para navegação na unidade.
A melhoria beneficia também as atividades de ensino e administrativas do centro, uma vez que influi na eficiência dos sistemas usados. Isso foi possível após negociação da
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), da Udesc, com o
Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).
O link de transmissão de dados que possibilita o acesso à internet na Udesc Joinville é fornecido pelo Ciasc, por meio de um valor mensal.
Com as conversas entre a universidade e a empresa estatal, a velocidade da internet passou de 200 Mbps para 400 Mbps. Além disso, houve redução de aproximadamente 20% do valor contratual do link com o Ciasc.
"O link de 400 Mbps é diferente de uma banda larga que usamos em casa. É mais rápido, mais recursos e seguro", explica o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Jairo Wensing.
Para o reitor em exercício da Udesc, Leandro Zvirtes, a utilização da internet na Udesc Joinville apresentava problemas, como nas transmissões de videoconferência entre o centro de ensino e outras unidades da instituição, afetando a qualidade do sinal.
"A renegociação do contrato com o Ciasc, com a obtenção do dobro da velocidade e do menor custo, foi um ganho muito importante para o centro", reforça Zvirtes.
Para utilizar a internet na Udesc Joinville, os servidores e os alunos devem se conectar a um computador do centro de ensino ou à rede sem fio da universidade, por meio de login e senha.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010