Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/02/2015-14h48

Udesc começa a instalar salas de videoconferência na Reitoria e nos centros

Pontos da Reitoria e da Udesc Lages foram testados nesta quarta - Foto: Rodrigo Brüning Schmitt

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deu início à instalação de salas de videoconferência na última sexta-feira, 20. Até o fim deste semestre, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) pretende montar a infraestrutura de 25 pontos, distribuídos na Reitoria, nos 12 centros de ensino e em seis polos de educação a distância.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a videoconferência era uma demanda de toda a comunidade universitária e um compromisso da atual gestão da Udesc, estando prevista no Plano 2012-2016. O investimento total é de R$ 1.130.148,99.

As primeiras salas começaram a ser montadas na Reitoria, em Florianópolis, e nos centros de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, e de Educação Superior do Oeste (CEO).

"A instalação iniciou em Florianópolis para testes-piloto e nesses três centros para atender convênios de doutorados interinstitucionais", explica o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Jairo Wensing.

Cada sala de videoconferência terá um conjunto de infraestrutura, com diversos equipamentos, como duas televisões de 55 polegadas do modelo Smart Samsung, câmera e microfone.

"A tecnologia adquirida é a que há de mais moderna na área mundialmente, permitindo videoconferência em full HD e com baixo consumo de banda", destaca Wensing.

Benefícios para universidade

Segundo o secretário, essa tecnologia poderá ser usada para reuniões administrativas, aulas a distância e bancas acadêmicas, o que diminuirá bastante a necessidade de viagens dos servidores.

Isso possibilitará principalmente o reforço à segurança de professores e técnicos, que não precisarão mais se deslocar pelo Estado para tais atividades, além da otimização de tempo e da redução de custos e de emissões veiculares da universidade, reduzindo assim a pegada ecológica.

"Haverá um aumento considerável no volume de comunicação dentro da Udesc. A solução que estamos instalando permite que qualquer dispositivo ligado à internet, como computador e celular, possa se conectar a uma sala de videoconferência da universidade", acrescenta Wensing.

Recursos de emenda e economia na licitação

A maior parte do valor a ser investido pela Udesc virá de uma emenda parlamentar do deputado federal Jorginho Mello, decorrente de um projeto que foi apresentado pela Setic ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O projeto de videoconferência foi desenvolvido pelo secretário Jairo Wensing, pelo coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, Dorian Amorim, e pelo analista de sistemas Marcos Vinicius Linhares, com o apoio do técnico Max Leiras Prujansky, do setor de Web Conferência do Centro de Educação a Distância (Cead).

"O edital de licitação da instalação foi bem concorrido, com oito empresas inscritas, entre as quais multinacionais. A vencedora foi a Polycom, com valor cerca de um terço abaixo do preço definido pela Udesc, de R$ 1.694.932,13, gerando assim economia para a universidade", diz Wensing.

Leia mais:

18/02/2015 - Udesc fará migração dos processos administrativos para novo sistema no fim de semana

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h