Gestão da Udesc se reuniu com representantes dos técnicos
de forma híbrida. Foto: Vinícius Graton/Secom Udesc
A Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se reuniu com representantes dos Técnicos Universitários de Execução (TUE) e do
Sindicato dos Técnicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Sintudesc) nesta quinta-feira, 27, no campus-sede, em Florianópolis. No encontro, foram discutidos temas referentes à situação da carreira TUE na Universidade. Estiveram presentes o reitor, José Fernando Fragalli, o pró-reitor de Administração, Pedro Girardello da Costa, o pró-reitor de Planejamento, Gustavo Pinto de Araújo, a procuradora jurídica, Mayra Prudêncio Serratine
, e outros membros da Gestão 2024-2028.
Entre os tópicos abordados na reunião, a reestruturação da carreira, corrigindo distorções e fatores de isonomia de progressões; possibilidades de mais níveis e classes para promoção; e a redução da diferença de vencimentos em relação às demais carreiras técnicas. O tema da adequação da carreira técnica é uma das principais pautas da atual gestão da Udesc, segundo o pró-reitor de Planejamento, Gustavo Pinto de Araújo.
Ainda segundo o pró-reitor, as propostas de alteração na carreira TUE são motivadas pela evolução das atividades realizadas na Universidade, que acompanham a digitalização, informatização e modernização de trâmites e processos - que não refletem alguns dos parâmetros de atribuições que constam na Lei 345/2006 - e, que em proporções diversas, afetam as outras carreiras.
“A oportunidade foi muito importante e inédita para tratar a situação dos TUE e buscar possibilidades de correção de modo democrático, buscando apresentar alguns estudos e simulações que vão ao encontro da solução pretendida”, afirma Araújo.
Também foi abordada a garantia de que os encaminhamentos, após acordados e consensuados, deverão impactar no Plano de Carreiras da Udesc, seguindo as vias de discussão e aprovação internas em Conselho Superior, Poder Executivo e Legislativo.
Para o encontro híbrido foi convidado um representante por centro e, de acordo com o representante técnico Marcos de Oliveira Borges, da Udesc Balneário Camboriú, foi unânime a decisão entre os representantes de cada centro da Udesc presentes que a revisão do plano de carreira, a tabela de vencimentos e as atribuições dos cargos das classes técnicas é uma prioridade na Universidade.
“Foi um momento importante para a classe dos Técnicos Universitários de Execução e Serviço, sermos recebidos pela gestão da universidade, que demonstrou comprometimento com as nossas demandas”, relata Borges.
Esta foi a primeira reunião sobre a reestruturação da carreira TUE e, após a compilação de dados e informações, além de avaliações de legalidade e impacto financeiro, outro encontro será convocado para seguir o tratamento da matéria. A Reitoria tem como objetivo conduzir a questão à Câmara/Consuni até setembro.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail:
comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009