Documento foi concluído em encontro de gestores da
universidade nesta terça - Foto: Gustavo Vaz/Secom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) definiu nove diretrizes (veja a lista abaixo) para orientar o ensino da graduação na instituição.
Construídas coletivamente, com participação da comunidade acadêmica e contribuição de consultores especialistas, as diretrizes foram apresentadas no terceiro e conclusivo encontro de gestores da instituição sobre o assunto, realizado nesta terça-feira, 25, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.
Após finalizado, o documento será publicado na página da
Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e encaminhado para compor o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da universidade, que é revisado por comissão específica.
Conheça as nove diretrizes da graduação da Udesc:
-
Incentivo a inovações curriculares
-
Formação pedagógica aos professores da Udesc
-
Institucionalizar a EAD na Udesc
-
Elevação do número de matrícula e do índice de permanência
-
Estabelecimento de critérios de qualidade orientados para a excelência dos cursos de graduação
-
Fomento e incentivo à graduação
-
Adoção de créditos curriculares em extensão
-
Incentivo à internacionalização
-
Relação da graduação com a pesquisa e a pós-graduação
A elaboração das diretrizes de graduação faz parte do projeto Udesc no Topo, previsto no
Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.
Construção coletiva
Com participação de gestores da Administração Central e de todas as 12 unidades, o evento desta terça-feira foi aberto pelo reitor, Marcus Tomasi, e pela pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, que apresentou um breve histórico do processo de discussão coletiva das diretrizes de graduação da Udesc.
Os diretores de Ensino de Graduação, porta-vozes dos centros no processo, pronunciaram-se no encontro sobre a oportunidade de se refletir e construir as diretrizes para o ensino da graduação da universidade.
Segundo a pró-reitora Soraia, os pronunciamentos destacaram o esforço dos centros no processo, realizando diversas reuniões para discutir o tema nas comissões de ensino, junto às chefias de departamento, com os núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos e com servidores e alunos. "Alguns centros conseguiram envolver até os egressos nas discussões", destaca a professora.
"As sugestões apresentadas foram debatidas coletivamente e o documento foi finalizado de forma consensual, refletindo um grande amadurecimento com relação a importância de se pensar os caminhos da graduação da Udesc. As ações incorporadas em cada uma das nove diretrizes retratam o que é factível de ser executado no âmbito da graduação", afirma Soraia.
Contribuições
Liderado pela Proen, o trabalho em torno do tema mobilizou diretores (gerais, de Ensino de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação) e chefes de departamento dos centros e servidores da Administração Central, desde o início do ano.
Nos diferentes campi da Udesc, os debates foram organizados pelas direções das unidades e buscaram mobilizar também professores dos NDEs, servidores, estudantes e egressos.
Ao longo do trabalho, as contribuições dos centros foram levadas pelos diretores de Ensino de Graduação às reuniões colegiadas que ocorrem mensalmente junto à Proen.
Encontros de gestores
Além do evento desta terça, as atividades incluíram dois outros encontros de gestores em Florianópolis, promovidos em parceria entre a Proen e as pró-reitorias de
Administração (Proad), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), de
Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de
Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e a
Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).
A primeira reunião de trabalho com o grande grupo, em abril, teve dinâmicas de grupo para ampliar o debate sobre o tema e apresentações das contribuições de cada diretriz ao final.
O segundo encontro, em maio, trouxe contribuições de três consultores externos, que atuam como pró-reitores de Graduação em outras instituições de ensino superior públicas: Andrea Araújo (Uema), Alexandre Marino (Ufsc) e Elenita Manchope (Unioeste).
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail
proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.
Siga as novidades da universidade pelo
Facebook,
Instagram,
Twitter,
Udesc em Rede,
WhatsApp e
YouTube. Se você é acadêmico, acesse
office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010