Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/06/2019-19h03

Diretrizes da graduação serão apresentadas para gestores da Udesc na próxima terça

Documento foi construído com comunidade acadêmica e contribuição de especialistas - Foto: Secom Udesc
Na próxima terça-feira, 25, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará o terceiro e conclusivo encontro sobre as diretrizes de graduação da instituição.

O evento reunirá gestores da Administração Central e das 12 unidades no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, para validação do documento construído coletivamente com a participação da comunidade acadêmica e a contribuição de consultores especialistas. 

Elaborado ao longo dos últimos meses, o documento teve sua versão final compilada na última segunda, 17, em reunião com os diretores de Ensino de Graduação das unidades, que atuaram como porta vozes, trazendo as últimas contribuições a partir dos debates realizados nos centros de ensino.

Para pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, houve um grande amadurecimento com relação a importância de se refletir os caminhos da graduação da Udesc a partir das diretrizes. "As ações incorporadas em cada uma das nove diretrizes retratam o que é factível de ser executado no âmbito da graduação", afirma a professora.

Construção coletiva

Liderado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o trabalho em torno do tema mobilizou diretores (gerais, de Ensino de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação) e chefes de departamento dos centros e servidores da Administração Central, desde o início do ano.

No início de  março, as diretrizes foram debatidas em reunião colegiada com os diretores de ensino de Graduação e enviadas a todos os centros, a partir do Gabinete da Reitoria, para início das discussões nas unidades.   

Nos diferentes campi da Udesc, os debates foram organizados pelas direções das unidades e buscaram mobilizar também professores dos núcleos docentes estruturantes (NDEs), servidores, estudantes e egressos.

Ao longo do trabalho, as contribuições dos centros foram levadas pelos diretores de Ensino de Graduação às reuniões colegiadas que ocorrem mensalmente junto à Proen.

Encontros de gestores

As atividades incluíram dois encontros de gestores em Florianópolis, promovidos em parceria entre a Proen e as pró-reitorias de Administração (Proad), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).

A primeira reunião de trabalho com o grande grupo, em abril, teve dinâmicas de grupo para ampliar o debate sobre o tema e apresentações das contribuições de cada diretriz ao final.

O segundo encontro, em maio, trouxe contribuições de três consultores externos, que atuam como pró-reitores de Graduação em outras instituições de ensino superior públicas: Andrea Araújo (Uema), Alexandre Marino (Ufsc) e Elenita Manchope (Unioeste).

A elaboração das diretrizes de graduação faz parte do projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Documento foi construído coletivamente, com participação da comunidade acadêmica e contribuição de consultores especialistas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h