Equipe do NER/Udesc em reunião na Prefeitura
de Caçador - Fotos: Divulgação
A cerimônia de abertura da próxima operação do
Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será realizada em Caçador; e a de encerramento, em Iomerê. A confirmação das duas cidades como sede das cerimônias ocorreu durante visitas realizadas nesta semana por uma equipe do NER/Udesc a municípios participantes da operação. O prefeito de Caçador, Alencar Mendes, participou da reunião que definiu o município como sede do evento inaugural.
Denominada Reencontro, por ser a primeira operação presencial após a pandemia, a edição terá atividades de 24 de agosto a 3 de setembro no Meio-Oeste Catarinense, na região da
Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp).
"Mais uma vez, contamos com a participação de servidores de vários centros de ensino e da Reitoria da Udesc, mostrando mais uma vez a união da universidade em sua maior ação de extensão, o Projeto Rondon", destaca o coordenador do núcleo, Alfredo Balduíno Santos, que lidera a comitiva.
Planejamento
Desde maio, acadêmicos, técnicos e professores da operação participam de um curso online sobre extensão universitária e a sua relação com sociedade a partir das oito áreas temáticas (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho). A formação foi pré-requisito para participar da operação.
A Operação Reencontro vem sendo articulada com uma série de reuniões junto a gestores municipais e lideranças ligadas ao Meio-Oeste Catarinense. Ao todo, a Amarp abrange 15 municípios: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.
Desenvolvimento regional
Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.
O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.
As operações são abertas à participação de acadêmicos, que desenvolvem atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.
Quase 400 mil pessoas atendidas
O NER/Udesc marcou seu aniversário de dez anos, completos em 2020, com uma série de iniciativas, incluindo duas operações com atividades remotas durante a pandemia.
Ao longo da sua primeira década, o núcleo fez 16 grandes operações, com cerca de 12 mil atividades, envolvendo 3,1 mil extensionistas e contemplando 385 mil pessoas em quase 200 municípios, sendo 176 de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás, dois no Distrito Federal e um da Argentina.
A primeira atividade do núcleo, a Operação Contestado, em dezembro de 2010, também ocorreu no Meio-Oeste Catarinense, contemplando os municípios de Calmon e Matos Costa. A ação contou com a parceria da Universidade de Brasília (UnB).
No
site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o
Facebook, o
Instagram e o
YouTube.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010