Atendimentos ocorrem no Bairro Coqueiros,
em Florianópolis - Fotos: Divulgação
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), retomou neste semestre os atendimentos fisioterapêuticos que são oferecidos gratuitamente, em encontros presenciais em grupo, para mulheres maiores de 18 anos com queixas de incontinência urinária ou disfunção sexual.
Realizados pelo
Grupo de Educação em Saúde e Incontinência Urinária, vinculado ao programa de extensão Reabilitar e Integrar, os encontros presenciais são realizados no Ginásio 1 da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Aberta à comunidade, a ação atende pacientes encaminhadas por médicos do Hospital e Maternidade Carmela Dutra e das Unidades Básicas de Saúde. Também é possível cadastrar-se para participar pelo
formulário online.
Atendimentos
Os atendimentos incluem avaliações individuais e específicas da Fisioterapia Pélvica no início e após os encontros do grupo, para monitorar a evolução de cada paciente.
Já os encontros presenciais seguem um cronograma de educação em saúde e prática de exercícios específicos para o assoalho pélvico.
A dinâmica das atividades é organizada por estudantes bolsistas do programa Reabilitar e Integrar, acadêmicas de Fisioterapia da Udesc Cefid, sob orientação das fisioterapeutas Luanna Leal Heck e Amanda Meira Junges, que são mestrandas em Fisioterapia, e coordenação das fisioterapeutas e professoras Soraia Cristina Tonon da Luz e Thuane Huyer da Roza.
Metodologias ativas
Cada encontro aborda um tema, em forma de palestra, com participação ativa do grupo. "Buscamos inovar com metodologias ativas para facilitar o aprendizado das pacientes com ludicidade, usando peças anatômicas, jogos etc. Também praticamos exercícios específicos para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e orientamos sobre exercícios que devem ser realizados em casa para otimização do tratamento", afirmam as responsáveis pelo trabalho.
"Nosso principal objetivo é levar informação e conhecimento para a população, melhorando a qualidade de vida das mulheres, assim como prevenindo a piora dos sintomas", concluem.
Mais informações podem ser obtidas no
Instagram do Grupo de Reabilitação do Assoalho Pélvico e Disfunção Sexual (Grapedis).
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009