Estudo inclui avaliação e tratamento fisioterapêutico
para participantes - Foto: Pexels
Uma pesquisa desenvolvida no
Laboratório de Biomecânica, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), busca investigar a prevalência de incontinência urinária em mulheres praticantes de Crossfit e de esportes de alto impacto.
Um dos principais objetivos do estudo é verificar o efeito de um protocolo de intervenção nos sintomas de incontinência urinária das mulheres participantes da pesquisa.
Intitulado "
Prevalência de incontinência urinária e proposta de tratamento fisioterapêutico para mulheres praticantes de CrossFit", o projeto está sendo realizado pelas mestrandas Fernanda Sayuri Fukuda e Eliane Regina Mendoza Arbieto, orientadas pela professora Soraia Cristina Tonon da Luz e coorientadas pela docente Thuane Huyer da Roza.
Etapas
A pesquisa ocorre em duas etapas. Na primeira, mulheres praticantes de qualquer esporte podem acessar o
site do projeto e responder quatro breves questionários.
Acesse o site neste link.
Podem participar mulheres maiores de 18 anos, residentes da Grande Florianópolis e que pratiquem exercícios há pelo menos 6 meses, com frequência de no mínimo 3 vezes por semana.
Todos os dados são sigilosos e somente as responsáveis pela pesquisa terão acesso às informações.
Avaliação e tratamento
Na segunda etapa, serão convocadas as mulheres participantes que queiram realizar avaliação e tratamento fisioterapêutico.
A pesquisa é voluntária e as participantes podem optar por apenas responder aos questionários, por realizar a pesquisa até o final ou mesmo por desistir da participação a qualquer momento.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
projetocrossfit.udesc@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010