Iniciativa é do projeto Reabilitação Multidisciplinar
em Amputados - Arte: Divulgação
Nesta terça-feira, 20, às 8h, o projeto de extensão
Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza uma reunião multiprofissional para troca de experiências e organização de encaminhamentos relacionados às redes de atenção para pessoas amputadas.
O encontro ocorrerá no Espaço Inovador de Ensino (Espine) da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Segundo a coordenadora do Ramp,
Soraia Cristina Tonon da Luz, o evento dará continuidade ao Seminário Multiprofissional de Reabilitação da Pessoa Amputada: vivências e experiências compartilhadas. Promovido em outubro de 2022, o evento marcou o aniversário de dez anos do Ramp.
Convidados externos
A reunião desta terça reunirá diversos convidados externos, incluindo profissionais que participaram do seminário no ano passado, de secretarias municipais, hospitais e da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina.
Soraia destaca que a iniciativa visa esclarecer dúvidas, muitas vezes demandadas pelos pacientes, sobre encaminhamentos, serviços e itinerários terapêuticos de pessoas amputadas.
Conforme a professora, o Ramp pretende elaborar uma publicação com essas informações, para uso pelos profissionais da rede de saúde, para auxiliar na orientação e na reabilitação dos pacientes.
"É necessário reunir profissionais de diferentes áreas da saúde e dar um caminho para as pessoas que precisam de orientação e cuidado", afirma a docente.
Sobre o projeto
Vinculado ao programa permanente de extensão
Reabilitar e Integrar, o projeto Ramp desenvolve atividades no Hospital Regional de São José, no Instituto de Cardiologia de SC e em dois locais da Udesc Cefid: o
Laboratório de Biomecânica e a
Clínica Escola de Fisioterapia.
Durante a pandemia, o projeto criou um
site com diversos conteúdos e serviços para pessoas com amputações e profissionais que atuam junto a esse público, dentre elas a telefisioterapia.
Com o retorno integral das atividades presenciais do programa, inclusive nas atividades físicas adaptadas, a telefisioterapia foi incorporada definitivamente ao projeto e segue prestando serviço a pessoas amputadas para além do Estado.
O Ramp tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do Instituto Alke, do Otto Bock Brasil e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
rampudesc@gmail.com e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010