Evento marca o Mês da Mulher - Foto: Pexels
Em 27 de março, às 18h, o
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove o evento:Saúde da Mulher Atleta em Foco, com apresentação de pesquisas e uma mesa-redonda com convidados..
Voltado a profissionais da saúde, estudantes e atletas de qualquer esporte, o encontro é gratuito e aberto ao público, com inscrições pela internet.
Acesse o formulário para se inscrever. As atividades ocorrerão no Auditório da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
A iniciativa marca o Mês das Mulheres e é uma parceria entre o Grupo de Reabilitação do Assoalho Pélvico e Disfunções Sexuais (Grapedis) e o Grupo Estudos em Fisioterapia na Saúde da Mulher Atleta (Efisma), ambos vinculados ao programa permanente de extensão
Reabilitar e Integrar, coordenado pela professora Soraia Cristina Tonon da Luz, e o projeto MaternAção, coordenado pela professora Gesilani da Silva Honório.
Programação
Conforme as organizadoras, o evento "busca trazer um olhar mais aprofundado para as mulheres atletas, visando abordar seus desafios, cotidiano e como é a atuação da fisioterapia na prática esportiva feminina".
A programação inclui uma introdução sobre a importância da pesquisa na área, com a professora Soraia Tonon e a mestranda Tais Schwamberger, que apresentarão projetos atuais e seus objetivos.
Debate
Em seguida, será realizada uma mesa-redonda com o professor Fábio Sprada de Menezes, que é especialista em Fisioterapia Esportiva, fisioterapeuta chefe do IronMan Triathlon Brasil e empresário, que abordará o tema ““Experiência na gestão fisioterapêutica da mulher atleta: da prevenção ao tratamento.”.
Também participará da mesa-redonda a fisioterapeuta Ana Paula Domanski Pagno, que é especialista em Fisioterapia Esportiva e atua como sub-coordenadora e como coordenadora de Fisioterapia em eventos internacionais, e que abordará o tema “Ser mulher, atleta e fisioterapeuta”.
Completará a mesa de debates a atleta Juliana Cunha, que tem experiência em IronMan é proprietária da Assessoria IronMind.
A programação será concluída com a professora Gesilani Honório e a mestranda Júlia Cardoso falando sobre a rotina da mulher atleta e mãe: desafios, alterações na rotina de exercícios e fisioterapia nessa etapa.
Preparação
"Quando falamos em esporte, entendemos que o atleta precisa de uma atenção especial voltada às suas demandas que geralmente requerem muita disciplina e preparo mental e físico", destacam as pesquisadoras.
"A preparação da mulher que se dedica ao esporte, seja de forma profissional ou por hobby, pode ser afetada quando a rotina, por algum motivo, foge da sua programação. Se o esporte é desafiador para as atletas, somamos então quão desafiador pode se tornar com fatores como: ciclo menstrual, gestação, amamentação, disfunções do assoalho pélvico, tríade da mulher atleta, baixa disponibilidade energética e muito mais."
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009