Atendimento da universidade é voltado para crianças
de zero a 18 meses - Foto: Rene Asmussen/Pexels
Uma ação do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, presta assistência a distância durante a pandemia para pais e responsáveis sobre como estimular crianças lactentes em casa.
Coordenado pela professora
Luciana Sayuri Sanada, com a professora
Dayane Montemezzo, o programa de extensão
EstimulAção: a criança em foco tem, como público-alvo, bebês de zero até 18 meses.
Seu objetivo principal é orientar os responsáveis sobre como estimulá-los em casa no que diz respeito ao desenvolvimento motor, entre outras dúvidas que possam ter.
Fora da pandemia do novo coronavírus, os atendimento ocorrem com avaliações presenciais dos lactentes, realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia, quando os responsáveis recebem orientações fisioterapêuticas.
A equipe do programa inclui professoras e acadêmicas do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid.
Com as restrições de distanciamento social adotadas desde março, foram elaboradas cartilhas para os participantes e as orientações passaram a ser feitas a distância, por telefone e aplicativos de mensagem.
Sobre o programa
Vinculado ao Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop), o programa EstimulAção: a criança em foco tem uma proposta preventiva, terapêutica e educativa, compreendendo quatro ações:
-
Avaliação do desenvolvimento e repertório motor de recém-nascidos (RN) e lactentes por meio de testes e escalas específicas para essa população;
-
Educação em saúde aos pais e/ou responsáveis sobre os marcos do desenvolvimento motor e como estimular o lactente;
-
Acompanhamento e intervenção motora dos lactentes com risco de atraso no desenvolvimento motor e controle postural;
-
Capacitação de acadêmicos e profissionais atuantes no ambiente de terapia intensiva neonatal, berçário, ambulatório de seguimento de RN de risco, pediatria e hebiatria.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
luciana.sanada@udesc.br.
Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site
udesc.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010