Professoras Lidiane e Karina coordenam laboratório
e programa de extensão na área - Fotos: Div.
As professoras Karina Marcon e Lidiane Goedert, do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do
7º Seminário Internacional do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (Fortec), realizado em Salvador, em setembro.
As pesquisadoras apresentaram três trabalhos na modalidade de comunicações orais, todos derivados de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas e desenvolvidas no
Laboratório de Cultura Digital (LabCult).
O trabalho "Um estudo sobre o programa inova educação e as possibilidades de inclusão digital através do Desenho Universal para Aprendizagem" socializou resultados da pesquisa de mestrado de Adriano Fiuza do Nascimento, orientada pela professora Karina Marcon. O estudo integrou a programação no grupo de trabalho Educação, Currículo e Formação.
Adriano do Nascimento é egresso da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) na Udesc Cead. Ele desenvolveu sua pesquisa na linha Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva.
Os outros dois estudos fizeram parte das apresentações no grupo de trabalho Educação, Inovação e EAD. São eles:
O trabalho "Cultura digital na formação do pedagogo: currículo e possibilidades pedagógicas", de autoria de Karina Marcon, socializou experiências de práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de Pedagogia EAD da Udesc Cead.
Já o trabalho "Apropriação de tecnologias digitais em curso de extensão sobre narrativa digital" resultou da ação de extensão coordenada pela professora Lidiane Goedert.
Karina é coordenadora e Lidiane, subcoordenadora do LabCult. As duas também coordenam o programa de extensão
Cultura Digital e Escola: teoria e prática, atualmente na segunda edição, que visa "promover a reflexão e a apropriação de tecnologias digitais de rede no contexto escolar, contribuindo para práticas educativas contextualizadas no espaço-tempo em que vivemos".
Sobre o evento
Com o tema geral Cultura Digital e Inteligência Artificial na Educação, o 7º Seminário Internacional do Fortec ocorreu de forma presencial entre 11 e 13 de setembro, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Realizado desde 2018, com frequência bianual, o evento está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Uneb; e a edição deste ano teve parceria da Unidade Acadêmica de Educação à Distância (Unead), da instituição estadual, e da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454