Cadeiras de rodas para centros de ensino e Reitoria
foram entregues nesta quinta - Foto: Pedro Correa
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) adquiriu diversos equipamentos, incluindo 16 cadeiras de rodas, para dar estrutura ao apoio prestado à comunidade acadêmica pelo
Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) e pelos núcleos setoriais da instituição, que atendem estudantes público-alvo da educação especial e/ou com necessidades educacionais específicas.
As cadeiras de rodas foram entregues ao NAE nesta quinta-feira, 13, e distribuídas aos coordenadores dos núcleos setoriais, que atuam nas unidades.
Foram destinadas uma cadeira de rodas para cada centro de ensino e quatro para a Reitoria, que serão alocadas na recepção, na Biblioteca Universitária (BU), no restaurante do Campus I e na sede do NAE.
Adquiridas para atender critérios de acessibilidade aos ambientes da Udesc, as cadeiras ficarão disponíveis para uso emergencial ou transitório por acadêmicos e visitantes que frequentam os espaços dos campi.
Superação de barreiras
Também foram adquiridos dez tablets e dois notebooks. Segundo a coordenadora do NAE, professora Rose Clér Beche, os equipamentos serão utilizados por estudantes com deficiência que necessitam desses recursos para superação de barreiras. "Eles estarão disponíveis para empréstimo a estudantes regularmente matriculados na universidade que estejam recebendo acompanhamento do núcleo", afirma.
Criado em 2018 e vinculado à
Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o NAE tem, como principal compromisso, viabilizar condições para a expressão plena do potencial dos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem, garantindo sua inclusão na universidade.
Em 2019, o núcleo ganhou espaço físico próprio no terceiro andar da BU, na sede do Campus I, em Florianópolis, e recebeu investimentos em infraestrutura com mobiliários, equipamentos de informática, identificação e divulgação da sala.
Sobre o núcleo
O NAE é composto por
14 servidores da Reitoria e de centros de ensino e conta com estudantes bolsistas, capacitados para atuar junto aos alunos atendidos.
Já os NAEs setoriais foram criados para fortalecer as ações inclusivas e atender com mais eficiência e qualidade os alunos do público-alvo dos diferentes centros da Udesc. A criação dos núcleos setoriais foi regulamentada pela
Resolução nº 050/2018 do Conselho Universitário (Consuni).
A pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, destaca que a chamada institucional do
Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg) destinou, de forma inédita, recursos financeiros para apoiar a implantação dos núcleos setoriais e o desenvolvimento de ações nas unidades.
Ações para inclusão
"Precisamos intensificar ações para a inclusão na Udesc. A partir dos núcleos setoriais, nossas unidades de ensino têm a possibilidade de realizar um diagnóstico local e estabelecer metas e ações que possam viabilizar estratégias de sensibilização, formação e estruturação dos centros, com vistas a inclusão", afirma Soraia.
As iniciativas integram o projeto Acolhe Udesc, previsto no
Plano de Gestão 2016-2020.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com o NAE pelos telefones (48) 3664-8420 e 3664-8431, das 13h às 19h, e pelo e-mail
nae@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010