Evento tem debates e apresentações até esta terça -
Fotos: Davi Marcon, Júlia Dutra e Gustavo Vaz
Mais de cem pesquisadores participam nesta semana, de forma presencial e online, do
2º Seminário do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), realizado pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O evento iniciou nesta segunda-feira, 18, e ocorre presencialmente no Auditório Tito Sena, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis, com transmissão pelo
YouTube da Udesc Cead.
Confira a programação.
A cerimônia de abertura foi prestigiada por gestores da universidade e convidados, e contou com uma mesa-redonda, precedida de uma apresentação musical.
Estiveram à mesa, pela Reitoria da Udesc, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Henrique Pezzin, representando o reitor, a coordenadora de Pós-Graduação, Geisa Bock, a coordenadora UAB na Udesc, Carmen Pandini, a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), Débora Marques, e a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Maria Helena Tomaz; pela Udesc Cead, a diretora-geral, Vera Santos, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Amauri Bogo, a coordenadora do Profei na universidade, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, e a mestranda Liliane Ramos, representando os discentes; e o o coordenador nacional do Profei, Klais Schlunzen Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Diversos docentes, estudantes, técnicos e pesquisadores de diferentes instituições ligadas ao Profei acompanharam as atividades de forma presencial ou remota.
Confira a galeria de imagens do primeiro dia do evento.
Coral e desenhos
A solenidade teve uma apresentação de 12 músicos do Coral Santíssima Trindade, incluindo a técnica universitária Gabriela Amarilho, que é diretora de Administração da Udesc Cead e coordena o projeto de cultura Canto Coral. O grupo cantou quatro músicas, com condução do maestro Miguel Philippi.
Outra atração artística do encontro, que permanecerá os dois dias do evento, na entrada do auditório, é a mostra de desenhos do estudante Thiago Fernandes, que é artista com autismo e tem diversas exposições e prêmios nacionais e internacionais no currículo.
Formação docente
A mesa-redonda de abertura abordou a formação de professores para a educação inclusiva e teve três pesquisadores convidados - Klaus Schlünzen Junior, Paulo Ross e Delton Felipe - com mediação de Roseneide Cirino. A gravação das apresentações pode ser conferida no
YouTube da Udesc Cead.
À tarde, ocorreram cinco oficinas presenciais simultâneas, a partir das 13h30. Outras três completarão a programação nesta terça-feira, 19, segundo e último dia dia do evento.
Veja os temas e como se inscrever.
As atividades são ministradas por egressos e mestrandos do Profei na Udesc Cead e são relacionadas aos produtos pedagógicos desenvolvidos em suas pesquisas, abordando temas como formação de professores, recursos inovadores e sensibilidade na educação inclusiva.
Hino e mesa-redonda
A programação no auditório foi retomada com a apresentação do Hino do Profei pela mestranda Jussara Machado Ferreira, da quarta turma do Profei na universidade catarinense. Composto pela própria acadêmica neste ano, a canção tem três estrofes e destaca a preocupação com a educação inclusiva.
Em seguida, ocorreu a segunda mesa-redonda do dia, com o tema "Famílias e Escola Juntas pela Inclusão". Mestrandas do Profei que são mães compartilharam suas experiências na busca pela inclusão de seus filhos. Participaram Jussara Ferreira, Greice Morgana Gonschorovki, Estela Simone da Rosa e Renata Scussel Mariani.
Segundo dia
Nesta terça-feira, 19, a parte da manhã terá uma apresentação de canto e teclado com o estudante Luiz Felipe de Sousa Basso; seguida da mesa-redonda de discentes, com o tema "Práticas Inclusivas Exitosas - Caminhos para a Educação Inclusiva". Participarão Luiz Felipe Basso, Alice Rosa Bacelar e Natália Sousa Koehler; com mediação de Karla Garcia Luiz.
À tarde, após as oficinas, a mesa-redonda de encerramento abordará o tema "Caminhos e Perspectivas para o Futuro da Educação Inclusiva", com participação de Mariana Rosa e Graziela Cristina Gonçalves, e mediação de Maria Helena Tomaz.
Sobre o seminário
A edição inaugural do seminário ocorreu em 2022 e marcou a conclusão das atividades da primeira turma do Profei, que formou 18 mestres.
A proposta do evento é "promover o encontro e o diálogo sobre todos os processos relacionados à efetivação da Educação Inclusiva, envolvendo as discussões sobre a formação de professores, práticas inclusivas, apresentação de recursos educacionais inovadores e Tecnologia Assistiva, implementação de políticas e ações em prol da Educação Inclusiva no Ensino Básico até o Ensino Superior".
O encontro também tem a finalidade de "promover as trocas de saberes entre os profissionais envolvidos na área da Educação, a fim de fortalecer e ampliar a rede de compartilhamento do conhecimento e difusão das práticas e ideias para uma sociedade que acolha as diferenças".
Sobre o Profei
As inscrições para a quinta turma do Profei, com 28 vagas e início em 2025, encerraram em 8 de novembro. A segunda turma, com 22 estudantes, realizou suas bancas de defesas neste semestre. A terceira turma ingressou em 2023, e a quarta, em 2024.
A pós-graduação visa "oferecer formação continuada para que professores aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País".
Mais informações podem ser obtidas no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454