Evento inicia na próxima segunda - Arte: Divulgação
Uma série de atividades artísticas e culturais integram a programação do
2º Seminário do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), que será realizado pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a partir da próxima segunda-feira, 18.
Confira a programação.
As atrações incluem apresentações musicais e uma exposição de desenhos durante os dois dias do evento, que ocorrerá presencialmente no Auditório Tito Sena, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis; e terá transmissão online pelo
YouTube da Udesc Cead. A programação ocorrerá das 9h às 17h30. Acesse o
formulário de inscrição para participação presencial (limite de 150 vagas).
A primeira apresentação musical será na cerimônia de abertura, com artistas que integram o Coral Santíssima Trindade, dentre elas a técnica Gabriela Amarilho, que é diretora de Administração da Udesc Cead e coordena o projeto de cultura Canto Coral.
O repertório da abertura inclui músicas como Barra da Lagoa, do grupo Engenho, Haragana, de Kleiton e Kleidir, e a canção cubana Guantanamera.
Hino do Profei
Também na segunda, às 16h, a mestranda Jussara Machado Ferreira fará a apresentação do Hino do Profei. Composto neste ano pela acadêmica, a canção tem três estrofes e destaca a preocupação com a educação inclusiva.
Já a manhã do segundo dia será aberta com uma apresentação de canto e teclado do acadêmico Luiz Felipe de Sousa Basso, às 9h. Músico com deficiência visual, ele pratica canto de teclado desde a infância. Atualmente, é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Senai, e também integrará a mesa-redonda formada por discentes no seminário.
Desenhos
Ao longo dos dois dias do evento, o Auditório da Udesc Faed também receberá uma exposição de desenhos de Thiago Fernandes, que é artista com autismo e tem diversas exposições e prêmios nacionais e internacionais no currículo. Atualmente, suas obras retratam personagens de diferentes nacionalidades, usando referências reais históricas e contemporâneas.
As atrações artísticas complementam a programação principal do seminário, que terá quatro mesas-redondas, com transmissão pela internet, e oito oficinas presenciais. As
oficinas ocorrerão nos dois dias, a partir das 13h30, de forma simultânea: cinco na segunda e três na terça. Os participantes poderão se inscrever, portanto, em uma oficina por dia, com limite de 20 integrantes cada.
Acesse o site para ver os temas e se inscrever.
Sobre o seminário
A edição inaugural do seminário ocorreu em 2022 e marcou a conclusão das atividades da primeira turma do Profei, que formou 22 mestres.
A proposta do evento é "promover o encontro e o diálogo sobre todos os processos relacionados à efetivação da Educação Inclusiva, envolvendo as discussões sobre a formação de professores, práticas inclusivas, apresentação de recursos educacionais inovadores e Tecnologia Assistiva, implementação de políticas e ações em prol da Educação Inclusiva no Ensino Básico até o Ensino Superior".
O encontro também tem a finalidade de "promover as trocas de saberes entre os profissionais envolvidos na área da Educação, a fim de fortalecer e ampliar a rede de compartilhamento do conhecimento e difusão das práticas e ideias para uma sociedade que acolha as diferenças".
Sobre o Profei
As inscrições para a quinta turma do Profei, com 28 vagas e início em 2025, encerraram em 8 de novembro. A segunda turma, com 22 estudantes, realizou suas bancas de defesas neste semestre. A terceira turma ingressou em 2023, e a quarta, em 2024.
A pós-graduação visa "oferecer formação continuada para que professores aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País".
Mais informações podem ser obtidas no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454