Laboratório de Controle Motor da Udesc Cefid fez
estudo com 31 sobreviventes de AVC - Arte: Ladecom
Integrantes do
Laboratório de Controle Motor (Ladecom), do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tiveram artigo publicado em edição recente do
Journal of Neurologic Physical Therapy, que é a revista científica com o maior índice de impacto na área da fisioterapia neurofuncional mundial.
O estudo tem o título "Validity and reliability of the videoconference-based Berg Balance Scale in stroke survivors: the Tele-Berg Balance Scale" (Validade e confiabilidade da Escala de Equilíbrio de Berg baseada em videoconferência em sobreviventes de AVC: a Escala de Equilíbrio de Tele-Berg) e está com resumo disponível, em inglês, no
site da revista.
Na autoria do artigo, estão as fisioterapeutas
Aline Barbosa da Costa, graduada pela Udesc Cefid, e
Tayara Gaspar da Silva, que fez mestrado pelo
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT); o professor
Bruno Freire, que é doutor pelo
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH); e a professora
Stella Maris Michaelsen, que é doutora em Ciências Biomédicas - opção Reabilitação pela Universidade de Montreal, do Canadá, e coordena o Ladecom.
Alternativa válida de atendimento
De acordo com as autoras, a telerreabilitação representa uma alternativa para sobreviventes de acidente vascular cerebral (AVC) que têm dificuldade de acesso aos serviços presenciais para receber atendimento. "Portanto, as medidas de telerreabilitação devem ser estudadas quanto à sua confiabilidade e validade."
Para analisar a validade e a confiabilidade da avaliação da Escala de Equilíbrio de Berg baseada em videoconferência (Tele-Berg), o estudo da Udesc Cefid avaliou 31 sobreviventes de AVC de duas maneiras.
O avaliador A realizou avaliações presenciais e remotas por videoconferência em dois momentos distintos (teste-reteste), enquanto o avaliador B avaliou utilizando a segunda gravação feita remotamente.
"As avaliações presenciais e remotas apresentaram forte correlação positiva e diferença inferior a um ponto entre as duas avaliações. Tanto a confiabilidade teste-reteste quanto entre avaliadores foram excelentes", destacam as pesquisadoras.
"O Tele-Berg demonstrou validade, excelente confiabilidade de teste-reteste e interavaliadores, baixo erro de medição, consistência interna adequada e ausência de efeito teto [problema de medição que coloca limitação máxima para o desempenho de um indivíduo em um teste]. Essas descobertas sugerem que o Tele-Berg é comparável à Escala de Equilíbrio de Berg presencial em sobreviventes de AVC", concluem.
Sobre o Ladecom
O Laboratório de Controle Motor da Udesc Cefid dedica-se à pesquisa e à extensão, com foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas com sequelas de AVC, dos seus cuidadores e dos seus familiares por meio de intervenções inovadoras e baseadas em evidências.
Além disso, o Ladecom busca construir conhecimentos que sejam aplicáveis e colaborem para o avanço da fisioterapia, tanto para os pacientes quanto para os profissionais. Atualmente, o laboratório tem quatro ações de extensão e três projetos de pesquisa em andamento.
Mais informações podem ser conferidas na
página do Ladecom e no
perfil no Instagram.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637