Acadêmicos atuam em 18 escolas municipais
e estaduais - Fotos: Divulgação
Quase uma centena de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participam desde setembro da nova edição do Programa de Residência Pedagógica.
Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa tem como objetivo fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de ensino superior, visando o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
Iniciada em 20 de setembro, a atual edição foi aprovada no Edital nº 24/2022 da Capes, no qual a Udesc obteve o primeiro lugar em Santa Catarina, o segundo na Região Sul e o oitavo no País.
Bolsas da Capes
Conforme coordenador institucional do Programa RP Udesc, Lourival José Martins Filho, a chamada concedeu 90 bolsas da Capes a acadêmicos de licenciatura da universidade estadual.
Os estudantes da Udesc estão presentes em seis escolas da Rede Estadual de Ensino e em 12 escolas de Redes Municipais, e contam com o apoio de 15 professores da Educação Básica que atuam como preceptores.
"Serão 414 horas de trabalho docente, entre setembro deste ano e março de 2024, divididas em três módulos semestrais de 138 horas, com 23 horas mensais", esclarece Lourival Filho.
Participam da edição cinco projetos vinculados a quatro centros de ensino da Udesc:
Quatro municípios
O programa da Udesc está presente em Florianópolis, São José, Balneário Barra do Sul e Laguna. "Serão beneficiados nessa integração entre universidade e escola cerca de 750 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio na Educação Básica", afirma Lourival Filho.
A pró-reitora de Ensino, Gabriela Botelho Mager, destaca a importância do programa no âmbito das licenciaturas e no trabalho de parceria da Udesc de longa data com redes e sistemas de ensino
"Nessa edição, o programa objetiva contribuir para a formação crítica dos licenciandos em Artes, Educação Física, Geografia, História e Pedagogia da Udesc, e de docentes da Educação Básica Catarinense, impactando no repensar de estágios, práticas curriculares e pedagógicas e na inserção nos contextos escolares, com ênfase na tríade ensino, pesquisa e extensão e no permanente diálogo com os profissionais da área", conclui Lourival.
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