Udesc obteve a maior pontuação dentre as instituições
de SC em chamadas da Capes - Foto: Divulgação
Com a maior pontuação geral dentre as instituições catarinenses, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ganhou destaque na avaliação de dois programas institucionais de formação docente, que tiveram resultados de seleção de projetos divulgados pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes) nesta quarta-feira, 10.
Foram publicadas as avaliações de propostas do
Programa Residência Pedagógica (PRP) e do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), com destaque para a Udesc a níveis nacional, regional e estadual.
No
PRP, de um total de 200 pontos, a Udesc obteve pontuação de 196,33, alcançando o oitavo lugar no cenário nacional, o segundo lugar na Região Sul e o primeiro lugar em Santa Catarina.
Já no
Pibid, a Udesc teve pontuação de 190 e ficou em 17º no cenário nacional, sexto na Região Sul e, novamente, em primeiro lugar em Santa Catarina.
Qualificação
Para a pró-reitora de Ensino, Gabriela Mager, os resultados "demonstram a contribuição significativa da Udesc na formação qualificada de professores, tanto inicial quanto continuada, e a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão que são desenvolvidas na universidade".
A coordenadora institucional do Pibid/Udesc, Regina Helena Munhoz, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), destaca que os dois programas "possibilitam uma parceria mais consistente com as redes e sistemas de ensino e qualificam a formação de professores na universidade e nas escolas".
O coordenador institucional do PRP/Udesc, Lourival José Martins Filho, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), enaltece "o envolvimento e compromisso dos departamentos, programas de pós-graduação, laboratórios e grupos de pesquisa da Udesc nesta nova edição dos programas". "Viver a universidade em sua plenitude é a intencionalidade que marca os novos projetos."
A diretora de Ensino de Graduação da Udesc Faed, Julice Dias, que integra a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do PRP/Udesc, ressalta que "a contribuição desses programas nos processos de formação docente é fundamental e o papel da Udesc é decisivo nessa formação compartilhada entre universidade e educação básica".
Sobre os programas
O PRP tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de ensino superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
Mas informações sobre o PRP podem ser obtidas no
site.
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
Mais informações sobre o Pibid podem ser obtidas no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009