O projeto de extensão Ubuntu Capoeirar, do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), encerrará as atividades do segundo semestre de 2024 com o mestre Guto Obafemi, do Áfricanamente Escola de Capoeira Angola, na próxima segunda-feira, 18, das 12h às 14h, na Sala Espine (segundo andar do Prédio da Biblioteca), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Com o tema "Capoeira e saúde: aproximações e distanciamentos", o encontro terá exibição do curta-metragem "
Capoeira - a saúde está na ginga", roda de conversa e vivência de capoeira. As atividades serão abertas para o público em geral, não precisam de inscrição prévia e darão certificado de duas horas.
Mario Augusto da Rosa Dutra, conhecido como mestre Guto Obafemi, é graduado em Educação Física e mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e promove pedagogias que colaboram na luta antirracista e na qualificação de projetos culturais para comunidades tradicionais.
Ele também é criador de conteúdo, palestrante, especialista em educação das relações étnico-raciais, educador popular com ênfase na cultura e cidadania e produtor cultural. Além disso, é fundador da organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) Áfricanamente - Centro de Pesquisa, coordenador do Ponto de Cultura e da Áfricanamente Escola de Capoeira Angola e membro do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul.
Sobre o projeto de extensão
O projeto Ubuntu Capoeirar foi iniciado em março de 2023 e é ligado ao programa de extensão Lazer e Saúde, do
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Udesc Cefid (Laplaf), coordenado pela
professora Alcyane Marinho. Além de promover palestras e oficinas, a iniciativa oferece
aulas gratuitas de capoeira, atualmente nos bairros Coqueiros e Ratones.
"Assim, buscamos oportunizar aprendizados sobre a capoeira, bem como valorizar seus agentes culturais nesse processo. Destacamos que a importância cultural da capoeira é legitimada pela Unesco, declarando a roda de capoeira e o ofício e o saber dos mestres de capoeira patrimônios culturais imateriais da humanidade. Além disso, valorizar atividades da cultura corporal do movimento que possuem matriz cultural africana contribui para a diversificação das experiências corporais dos participantes, bem como para o combate à intolerância e ao racismo", destaca a professora Alcyane.
Mais informações podem ser obtidas no
Instagram do Laplaf e pelo e-mail
extensaolazeresaude@gmail.com.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Serviço
O QUÊ: Evento "Capoeira e saúde: aproximações e distanciamentos", com o mestre Guto Obafemi.
QUANDO: Segunda-feira, 18, das 12h às 14h.
ONDE: Sala Espine da Udesc Cefid, no segundo andar do Prédio da Biblioteca, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637