Evento no Mercado Público de Florianópolis é uma das
atividades para este mês - Arte: Laplaf/Udesc Cefid
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), começou uma extensa programação de capoeira em Florianópolis para setembro, promovida pelo projeto de extensão Ubuntu Capoeirar, que é ligado ao programa de extensão Lazer e Saúde, do
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), coordenado pela professora
Alcyane Marinho.
As atividades estão sendo feitas em parceria com a Associação de Moradores de Ratones (Amora) e a Associação Cultural Catarinense Capoeira Angola Palmares (Acccap).
Elas também envolvem alunos do projeto de extensão e estudantes de duas disciplinas regidas pela professora Alcyane: de Recreação e Lazer, da graduação em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), e de Bioética, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).
Atividades iniciais
A primeira das ações é uma vivência com o professor de capoeira Ivandro de Barros Ribeiro (Moçamba), com aulas teórico-práticas e conversas sobre possibilidades pedagógicas emancipatórias. Houve uma atividade para estudantes de graduação da Udesc Cefid nesta quarta-feira, 11, e outra ocorrerá com os alunos de extensão na sexta-feira, 13, das 13h às 14h, na Sala de Artes Marciais.
Na próxima segunda-feira, 16, às 8h30, o Auditório da Udesc Cefid receberá a mesa-redonda "Herança de uma educação segregadora", com os professores de capoeira Moçamba e Marco Antonio Peperosa (Marcão).
Moçamba nasceu em Moçambique e iniciou sua jornada na capoeira em 2001. Três anos depois, mudou-se para o Brasil, onde viveu experiências ao lado de renomados nomes da capoeira, como mestre Polegar e mestre Nô, e ampliou seus conhecimentos. Atualmente, é professor da Escola Capoeira Angola Palmares, representando Cabo Verde, país onde está morando agora.
Marcão, que é advogado e educador cultural, tem experiência com o ensino e com o desenvolvimento de projetos sociais que veem na capoeira uma possibilidade de emancipação e desenvolvimento social. Além disso, tem olhar ampliado para a capoeira na garantia de direitos sociais fundamentais.
Mestres de Salvador
Em 19 de setembro, das 17h30 às 19h30, será a vez do curso de capoeira "Ginga criança Palmares", com o mestre Nozinho, na Associação de Moradores de Ratones.
Nozinho é natural de Salvador e iniciou sua jornada na capoeira aos 3 anos, sob a orientação do seu pai, o mestre Nô, fundador da escola Capoeira Angola Palmares. Mestre de capoeira desde 2014, Nozinho tem ampla experiência e reconhecimento internacional sobre o ensino e a prática da capoeira angola.
No dia 20, haverá aula de capoeira angola com o mestre Nô no Ginásio 2 da Udesc Cefid, das 12h30 às 14h, e no Ginásio de Alumínio da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), das 19h20 às 21h.
Norival Moreira de Oliveira é uma figura lendária na capoeira angola, na qual iniciou aos 4 anos, com os mestres Nilton e Cutica, dois irmãos respeitados na comunidade capoeirista, que o apresentaram aos mestres mais velhos, Pirró e Zeca, e fundou várias academias desde a década de 1960.
"Sendo elas as renomadas academias de Capoeira Retintos, Orixás da Bahia e Capoeira Angola Palmares, que se tornaram verdadeiros centros de resistência cultural e preservação das tradições da capoeira", conta a professora Alcyane Marinho.
Em reconhecimento à sua grande contribuição e história com a capoeira, ele recebeu o título de Notório Saber em Educação pela Ufsc e pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente, é professor visitante da Ufba, desenvolvendo atividades de ensino e extensão com capoeira.
Roda e encontro anual
A professora Alcyane também destaca que os mestres Polegar, Nô e Nozinho, além do professor Moçamba e outros mestres e mestras de capoeira de Florianópolis e região, participarão de dois eventos em 21 de setembro, um sábado.
Das 10h às 12h, haverá Roda do Mercado no Mercado Público de Florianópolis. "Ela é uma das mais antigas rodas de rua tradicionais de capoeira de Florianópolis, tendo iniciado na década de 1980 com o contramestre Alemão. É um espaço de resistência física e cultural da capoeira, aberto a todas as pessoas que queiram participar", afirma Alcyane.
Atualmente, essa roda ocorre em todo o primeiro sábado do mês e também, todos os anos, no sábado do Encontro Anual Capoeira Angola Palmares Florianópolis, que será realizado no Ginásio de Alumínio da Ufsc, das 15h às 19h.
De acordo com a professora da Udesc Cefid, "trata-se de um encontro de saberes, com a presença de mestres e mestras convidados, para a realização de uma grande roda de capoeira, na qual os alunos e alunas de capoeira dos diferentes projetos envolvidos terão sua formatura na capoeira".
"Trata-se de uma tradição dentro da escola Capoeira Angola Palmares, na qual os alunos iniciantes recebem um cordel de iniciação após jogar com algum mestre convidado e, os alunos que foram iniciados em outro momento e continuaram treinando, aprendendo e evoluindo na capoeira terão o reconhecimento desse desenvolvimento através da troca da sua graduação (cordel)", comenta.
Cultura e aprendizados
Iniciado em março de 2023, o Ubuntu Capoeirar oferece também aulas gratuitas de capoeira na Udesc Cefid para a comunidade acadêmica e a população, além de promover palestras e oficinas sobre o tema.
"Assim, buscamos oportunizar aprendizados sobre a capoeira, bem como valorizar seus agentes culturais nesse processo. Destacamos que a importância cultural da capoeira é legitimada pela Unesco, declarando a roda de capoeira e o ofício e o saber dos mestres de capoeira patrimônios culturais imateriais da humanidade. Além disso, valorizar atividades da cultura corporal do movimento que possuem matriz cultural africana contribui para a diversificação das experiências corporais dos participantes, bem como para o combate à intolerância e ao racismo", destaca a professora Alcyane.
Mais informações podem ser obtidas no
Instagram do Laplaf e pelo e-mail
extensaolazeresaude@gmail.com.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637